Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6204

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Biologia Vegetal
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Nathália Silva
Orientador CLAUDIO COELHO DE PAULA
Outros membros Ana Luisa Moreira de Morais, Maiky Lopes Paulo, Thomas Pinheiro Rosa, Verônica Eliane Costa Batista
Título Túnel evolutivo: um espaço didático para o ensino de botânica
Resumo Criado em 2015, o Túnel Evolutivo é um importante componente do Parque Interativo de Botânica e da Unidade de Pesquisa e Conservação de Bromeliaceae (PIB - UPCB) da Universidade Federal de Viçosa. No contexto educativo, tem por objetivo materializar o surgimento dos grandes grupos vegetais e suas adaptações ao longo da evolução biológica. É uma importante ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem para estimular o interesse dos alunos pelo estudo de botânica e na aplicação deste conhecimento para atuar na conservação e preservação ambientais. O túnel representa seis dos principais eventos da história natural da Terra, ambientados com rochas, água, areia e plantas dos seguintes grupos vegetais atuais: algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, além de banners com imagens representativas contextualizando as comunidades paleoecológicas existentes ao longo do tempo. Com o auxílio de um monitor capacitado, a metodologia de visitação consiste na apresentação de importantes momentos da evolução das plantas, mostrando desde a origem da crosta terrestre, há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, passando pelo surgimento dos primeiros vegetais no mar (2,5 Baa), a ocupação do ambiente terrestre (443 Maa), o surgimento de plantas vasculares (443 Maa), das sementes (359 Maa) e, por fim, das flores e frutos (145 Maa), além de informações sobre a atmosfera terrestre, grandes extinções, animais polinizadores e o surgimento do homem. Em 2015, foram registrados 305 visitantes no primeiro semestre e 736 no segundo, totalizando 1.041 visitantes de 41 instituições. Já no primeiro semestre de 2016 foram 704 visitantes de 20 instituições, evidenciando um aumento de 230% em comparação com o primeiro semestre do ano anterior. Esses registros demonstram o crescente interesse por esse espaço-ciência e, demonstram ainda, que os educadores estão utilizando-o para complementar o estudo de ciências e biologia em suas escolas. Conclui-se ainda que o desenvolvimento desse ambiente é de extrema valia, pois transmite o conhecimento obtido pelos graduandos para a sociedade em geral, reafirmando-a como parte ativa da Universidade.
Palavras-chave evolução, botânica, educação
Forma de apresentação..... Painel
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