Resumo |
Criado em 2015, o Túnel Evolutivo é um importante componente do Parque Interativo de Botânica e da Unidade de Pesquisa e Conservação de Bromeliaceae (PIB - UPCB) da Universidade Federal de Viçosa. No contexto educativo, tem por objetivo materializar o surgimento dos grandes grupos vegetais e suas adaptações ao longo da evolução biológica. É uma importante ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem para estimular o interesse dos alunos pelo estudo de botânica e na aplicação deste conhecimento para atuar na conservação e preservação ambientais. O túnel representa seis dos principais eventos da história natural da Terra, ambientados com rochas, água, areia e plantas dos seguintes grupos vegetais atuais: algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, além de banners com imagens representativas contextualizando as comunidades paleoecológicas existentes ao longo do tempo. Com o auxílio de um monitor capacitado, a metodologia de visitação consiste na apresentação de importantes momentos da evolução das plantas, mostrando desde a origem da crosta terrestre, há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, passando pelo surgimento dos primeiros vegetais no mar (2,5 Baa), a ocupação do ambiente terrestre (443 Maa), o surgimento de plantas vasculares (443 Maa), das sementes (359 Maa) e, por fim, das flores e frutos (145 Maa), além de informações sobre a atmosfera terrestre, grandes extinções, animais polinizadores e o surgimento do homem. Em 2015, foram registrados 305 visitantes no primeiro semestre e 736 no segundo, totalizando 1.041 visitantes de 41 instituições. Já no primeiro semestre de 2016 foram 704 visitantes de 20 instituições, evidenciando um aumento de 230% em comparação com o primeiro semestre do ano anterior. Esses registros demonstram o crescente interesse por esse espaço-ciência e, demonstram ainda, que os educadores estão utilizando-o para complementar o estudo de ciências e biologia em suas escolas. Conclui-se ainda que o desenvolvimento desse ambiente é de extrema valia, pois transmite o conhecimento obtido pelos graduandos para a sociedade em geral, reafirmando-a como parte ativa da Universidade. |