Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6197

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor JÚLIA MARIA CALDEIRA GERTRUDES
Orientador ALESSANDRA GOMES MENDES TOSTES
Título Educação e Direitos Humanos
Resumo Em 1945, após um dos maiores genocídios já presenciados pela humanidade, o mundo encontrou-se em choque com a barbárie humana. Nesse contexto, em conjunto ao estabelecimento das Nações Unidas, surgiu a Declaração dos Direitos Humanos. Definidos como os direitos universais de todos os humanos, tal documento confere, em caráter geral, uma série de requisitos vistos pela maioria como básicos. Dentre eles, estão a liberdade pessoal, igualdade perante a lei, direito à educação e, sinteticamente, à uma vida plena e respeitável.
Sob um ponto de vista imediato, é possível defender, indubitavelmente, o caráter pacificador e grandioso dos Direitos Humanos, tendo em vista que estes nos conferes direitos básicos e nos possibilita uma sobrevivência digna. Sendo assim, ocorrências como a Segunda Grande Guerra e suas atrocidades, em tese, tornam-se inaceitáveis, tendo em vista que violam, agressivamente, os direitos básicos de um ser humano. No entanto, é preciso refletir acerca de tal inferência. Guerras avassaladoras ainda ocorrem no mundo atual. Entraves políticos, sociais e econômicos, não raramente, resultam em conflitos que rompem com os direitos assegurados no documento em questão. Diante disso, entra em análise uma discussão que diz respeito à validade e mesmo universalidade dos Direitos Humanos. Seriam eles universais enquanto artefato da cultura global? Estariam eles sendo aplicados e interpretados por todos da mesma maneira? Certamente que não. Países de primeiro mundo possuem cidadãos com direitos inviáveis? a moradores da Síria, por exemplo. Mas, na teoria, tais seres humanos não seriam iguais e gozariam dos mesmos direitos? Onde e como então ocorre sua aplicação?
Para tal reflexão é necessário a garantia da aplicação real dos Direitos Humanos. Ademais, torna-se importante também conhecer os direitos para que sua efetivação possa ser realizada. É nesse contexto que se insere a educação em direitos humanos, assunto principal deste projeto.
Aplicar as noções de direitos e deveres no campo da educação é uma noção básica e necessária não apenas para a formação de bons alunos, como também de pessoas íntegras e atuantes em seu meio social. Desse modo, promover o entendimento e análise da aplicação dos Direitos Humanos as estudantes em seu dia-a-dia confere a ideia de que os direitos são mais próximos de nós do que muitas vezes se fazem parecer. Assim, a consequência direta disso é a sua crescente integração social, mesmo que não haja efetuação imediata dos direitos.
Neste projeto buscou-se analisar a construção dos direitos humanos na educação e nas escolas, entendendo assim um pouco da visão dos estudantes acerca do mesmo.
Palavras-chave Direitos Humanos, educação, ensino
Forma de apresentação..... Painel
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