Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6192

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Engenharia Florestal
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Mariana Vargas de Souza Coelho
Orientador SEBASTIAO VENANCIO MARTINS
Outros membros Camila Nascimento Neves, Ian Quintão Rodrigues, Igor Rodrigues Quintão, Koã de Carvalho Gomes, Raphael Almeida Nascimento, Roger Milla Santos, Tales do Nascimento Campos
Título Escola na Mata: Integração Mata-Escola-Comunidade- buscando práticas educativas para a valorização da comunidade e para a conservação da Mata do Paraíso.
Resumo O projeto Escola na Mata: Integração Mata-Escola-Comunidade - buscando práticas educativas para a valorização da comunidade e para a conservação da reserva Mata do Paraíso, tem em seu histórico pelo menos 3 anos de execução, garantindo ao Grupo de Estudos e Interpretação Ambiental (GEIA – Mata do Paraíso), presença constante na Escola Municipal Almiro Paraíso, estendendo assim a representatividade da Mata e do conhecimento gerado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), para a comunidade do entorno da Estação de Pesquisa, Treinamento e Educação Ambiental (EPTEA) Mata do Paraíso, o que garante uma maior efetividade do trabalho de conservação desta reserva, uma vez que, aliado à educação ambiental, contribui não somente para a preservação dos recursos naturais, bem como para a formação de cidadãos e agentes sociais problematizadores, emancipados e transformadores da realidade socioeconômica e ambiental em que vivem. As ações do projeto obtiveram bastante sucesso desde sua implementação, e o feedback do corpo discente e docente tem sido sempre proveitoso e positivo. As aulas são ministradas semanalmente em todas as turmas da escola, do pré ao 5º ano, e são abordados temas ambientais que se relacionam com problemas que vivemos e que as crianças têm contato no seu dia-a-dia. Neste ano tivemos problemas com o início das aulas, devido a uma reforma financiada pelo Rotary Club de Viçosa, e à possibilidade de fechamento de turmas diante à crise em que a Prefeitura Municipal se encontrava. O Grupo participou ativamente das reuniões com o Prefeito e os representantes do município, e, juntamente com a comunidade do entorno, garantiram a permanência de todas as turmas na escola. Após este momento crítico as aulas se iniciaram no final de Abril. Os estagiários elaboraram o plano de aulas abordando 4 eixos principais: Terra, Ar, Água e Fogo, divididos em dois semestres. Apesar do atraso no início das atividades foi possível ministrar aulas dos dois eixos iniciais, Terra e Água sem maiores comprometimentos. Obtivemos alguma dificuldade com a aquisição de materiais devido à baixa disponibilidade de estagiários para efetuar o levantamento de preços e a posterior compra, houve também atraso na análise de resultados deste primeiro período, mas estes problemas serão mitigados no próximo semestre. Assim concluímos que o andamento do projeto se dá sem maiores problemas e promete trazer resultados interessantes para a apresentação no Simpósio de Integração Acadêmica.
Palavras-chave Escola na Mata, Estação de Pesquisa Treinamento e Educação Ambiental (EPTEA) Mata do Paraíso, GEIA - Mata.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.