Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6189

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Veronica Silva Bitti
Orientador VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO
Outros membros Flávia Queiroz Ferreira, Talissa de Fátima Pereira Ireno, Thales Silva Heck
Título Ensino de alemão voluntário: Parceria universidade-comunidade
Resumo O projeto de extensão teve como objetivo apresentar aos estudantes de escolas públicas e de graduação da comunidade Viçosense uma cultura diferente através do ensino de um novo idioma, proporcionando um conhecimento sobre a língua em questões atuais e fatos relevantes, por meio de aulas dinâmicas, mídias e didáticas que tornassem simples o aprendizado. A língua alemã é a segunda mais importante da ciência e o país oferece hoje inúmeras bolsas, oportunidades de empregos, estágios e vagas em universidades para estrangeiros, especialmente para o Brasil, que possui vários programas de parceria. Entretanto, o ensino da língua alemã no Brasil ainda é caro, e se limita a uma pequena parcela que pode pagar por isso. Diante desse cenário, o projeto buscou passar uma noção introdutória, a fim de despertar o interesse no aprofundamento da língua e, consequentemente, pleitear essas oportunidades oferecidas. O curso de alemão ofereceu 30(trinta) horas de aula, divididas em 15(quinze) semanas com 2(duas) aulas semanais com duração de 1(uma) hora cada. As aulas presenciais ocorreram no Centro de Ensino e Extensão (CEE) na Universidade Federal de Viçosa (UFV) às segundas e quartas feiras de 18:20h às 19:20h no primeiro semestre de 2016. Além disso, todo material didático utilizado pelos alunos foi elaborado e fornecido pelos professores de alemão da Rede CsF – Núcleo Viçosa, com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFV. O ensino foi fundamentado em noções de estruturas gramaticais, de vocabulários importantes para o dia-a-dia, diálogos para o desenvolvimento da oralidade e atividades complementares, como vídeos, músicas, exibições de filmes e séries e jogos interativos. Durante o curso, foram aplicados dois testes avaliativos para verificar a eficácia do ensino e possíveis dificuldades linguísticas e gramaticais. De acordo com os resultados dos testes avaliativos aplicados, pudemos observar que os alunos obtiveram sucesso no aprendizado a nível básico, tornando-se aptos a se comunicarem com leveza e confiança na língua alemã, capazes de desenvolver diálogos coerentes em diferentes contextos, empregando palavras utilizadas no cotidiano. Através do Feedback dos alunos, ficou claro que os objetivos centrais do projeto foram alcançados, evidenciando o interesse no aprofundamento da língua e da cultura alemã por parte deles e reconhecendo a importância do projeto para suas formações. Por fim, há previsão de novas turmas para o segundo semestre de 2016, para os níveis de básico um e básico dois. As inscrições começam a partir da primeira semana de agosto e as aulas a partir da terceira semana de agosto.
Palavras-chave internacionalização, cultura, língua alemã
Forma de apresentação..... Oral
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