Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6185

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Solos
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor André Luiz Miranda Reis
Orientador CRISTINE CAROLE MUGGLER
Outros membros Elisa Gramacho de Oliveira, Talita de Cássia Francisco
Título Movimento do Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente em 2016
Resumo O Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef da Universidade Federal de Viçosa desenvolve ações de educação e popularização da ciência, através do Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES). O PES tem o objetivo de trabalhar temas de Solos e Meio Ambiente, no contexto da educação formal e não formal. As suas ações pedagógicas são baseadas no sócio construtivismo de Paulo Freire, utilizando metodologias participativas, na qual a construção do conhecimento é realizada a partir do resgate e da valorização dos conhecimentos cada participante. Em 2016 o PES iniciou as suas atividades no Parque Estadual do Sumidouro, Lagoa Santa, MG, com um curso de formação para a equipe do parque. No curso foram desenvolvidos conceitos relativos a minerais, rochas e solos, em uma abordagem contextualizada à dinâmica da Terra e das paisagens. A percepção ambiental foi abordada através de uma caminhada pelo parque. Em seguida, no III Encontro Regional de estudantes de Biologia, foi oferecida a oficina de Tinta de Solos para os participantes. Em Viçosa foram realizadas atividades em três escolas. Na Cooperativa Educacional de Viçosa (COEDUCAR) foi oferecida a oficina "Tipos de solos" para estudantes do 6° ano. Na Escola Municipal Paulo Mario Del Giudice foi realizado o evento “Dia do solo” oferecendo oficinas de Tinta de solo, Vida no Solo e Percepção Ambiental. A atividade envolveu 120 estudantes do 1° ao 5° anos. Na escola Municipal Juscelino Kubitschek as ações envolveram nove professores e 120 estudantes da creche ao 5° ano. Para os professores foi oferecido o curso Da Rocha ao Solo, além da Caminhada de Percepção Ambiental. Com os estudantes foram realizadas as oficinas de Vida no Solo, Montagem de Perfil em Garrafa Pet, Biomas do Brasil e Tinta de Solo. As atividades foram encerradas com a montagem da exposição “Da Pedra a Flor” no dia 09 de julho no evento realizado pela escola. Outra importante ação do PES foi a montagem da exposição “Conhecer e gostar de solos” durante o Circo da Ciência da SBPC Jovem na 68° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Porto Seguro, BA. A exposição aconteceu entre os dias 04 a 09 de julho e foi visitada por mais de 2800 pessoas. Os resultados do PES mostram um efetivo alcance do tema solos e meio ambiente para um público diversificado. Além disso, o projeto contribuiu para a formação e empoderamento dos estagiários do Museu.
Palavras-chave educação ambiental, educação em museus, popularização da ciência
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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