Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6174

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Emanuel Mattos Della Lucia
Orientador JAIRO ANTONIO DA PAIXAO
Título Esportes paralímpicos na escola: uma proposta de práticas pedagógicas no curso de licenciatura em Educação Física.
Resumo Esse texto relata os resultados obtidos com o Projeto de Ensino Esportes Paralímpicos desenvolvido com bolsistas do PIBID-UFV no semestre 2015.2 na Escola Estadual Effie Rolfs, com turmas de ensino médio. O projeto foi desenvolvido coletivamente durante as reuniões semanais dos bolsistas de iniciação a docência, supervisor e coordenador de área. Foram previstas um total de dez aulas de Educação Física por turma, nas quais se buscou problematizar aspectos relativos à Cultura Corporal de Movimento, mais especificamente os Esportes Paralímpicos como o Goalball, Atletismo, Basquete em Cadeira de Rodas e Vôlei Sentado, buscando a valorização e reconhecimento do esporte em si e também do atleta. Do ponto de vista metodológico, buscou-se uma aproximação com os pressupostos da abordagem crítico superadora (Soares et al.,1996). Trata-se de uma metodologia do ensino de natureza histórico-critica, fundamentada no marxismo e que, por sua vez, privilegia aspectos de igualdade de oportunidades aos estudantes no que se refere ao acesso e apreensão dos temas advindos da Cultura Corporal de Movimento. Geralmente, nas reuniões semanais com os envolvidos na condução do projeto, eram levantadas questões problematizadoras, ora vivenciadas nas aulas, seguidas de discussões, reflexões sobre possibilidades metodológicas no trato do tema em questão. Dentre os elementos de análise resultantes da avaliação final das ações desenvolvidas, destaca-se a percepção pelos acadêmicos no que se refere às inúmeras possibilidades presentes no ato de planejar as ações pedagógicas acompanhado do repensar das atividades previstas, haja vista a imprevisibilidade que marcou determinados momentos da implementação do projeto de ensino na escola. Ganhou relevo ainda entre os bolsistas participantes dessa proposta a sensibilidade com relação ao deficiente físico nos ambientes sociais, além de um conhecimento maior por parte das modalidades paralímpicas. Por fim, a postura dialógica e problematizadora adotada pelos integrantes desta proposta proporcionou aos acadêmicos um olhar mais atento sobre a importância de adotar uma postura cooperativa para a melhoria das relações sociais, a cooperação como elemento primordial para possibilitar conquistas coletivas, entre outras.
Palavras-chave Educação Física escolar, Esportes, Paralímpiada
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.