Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6161

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Jéssica Aparecida Silva de Souza
Orientador THIAGO DE MELO TEIXEIRA DA COSTA
Título Educação Previdenciária: informar para conhecer, conhecer para participar.
Resumo A educação previdenciária é um assunto muito amplo que envolve o desenvolvimento de uma cultura e se tangencia com a educação financeira. Desenvolver esta cultura de se informar, envolve o despertar de interesses por meio de levantamento de dúvidas e análise das situações que estão relacionadas a previdência no passado e no presente e seus impactos futuros e é exatamente isto que o projeto implica.
O estudo de como iniciou a previdência, as leis que a regem e como e a quem ela acoberta é de suma importância para o desenvolvimento do projeto, que objetiva incentivar este tipo de instrução transformando em um processo de educação aos servidores envolvidos.
A primeira parte do projeto concentrou-se em apreensão dos conteúdos por parte do bolsista e criação de ideias que procurem impactar o público alvo do projeto. O desenvolvimento intelectual do bolsista se deu por meio de reuniões com o Grupo de Pesquisa em Previdência do Departamento de Administração da Universidade Federal de Viçosa, que desenvolve diversos estudos nesta área por meio de seus integrantes visando entender os mecanismos que envolvem a previdência, e também por meio de estudos de artigos que estão relacionados ao tema.
A partir de todas as informações levantadas, é possível levantar que a previdência é um assunto que a maioria das pessoas não tem o hábito de discutir, por se tratar de algo futuro e não ser imediatamente palpável, ou seja, as pessoas não se preparam para eventuais despesas que podem ocorrer e não planejam o seu futuro, muitas vezes por possuir pouca instrução, esta questão também se aproxima na educação financeira que de forma mais simplificada podemos caracteriza-la por ações que buscam economia. Ainda que sejam simples como buscar descontos em compras, lojas que oferecem preços mais baixos, economizar água e luz, trazendo maiores ganhos em termos de economia contendo gastos que podem posteriormente se tornarem uma poupança, ou serem aplicados em fundos tornando uma fonte de renda que pode fazer a diferença em uma outra situação. A partir das oficinas e da capacitação preparada que serão implantadas a partir do segundo semestre teremos resultados quanto ao impacto do projeto relacionado a educação previdenciária.
Palavras-chave educação previdenciária, previdência, informação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.