Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6159

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor MARIA FERNANDA DEUSDETE DRUMOND
Orientador VANIA APARECIDA LOPES LEAL
Título Crenças de estudantes do Cap-coluni sobre o uso das TDIC na aprendizagem da Língua Espanhola
Resumo O objetivo principal desta pesquisa é identificar e (re)conhecer as crenças relacionadas ao uso das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na aprendizagem da Língua Espanhola (LE) por jovens estudantes do ensino médio do Colégio de Aplicação da UfV - CAp-COLUNI . No contexto atual, o estudo de crenças é um assunto amplamente abordado tanto no Brasil como no exterior, como podemos ver em Barcelos (2007), Silva (2007). Estudos sobre o uso das tecnologias também têm sido abundantes (PAIVA, 2013, SAITO e RIBEIRO, 2013; entre outros). No entanto, a maioria das pesquisas é feita com professores em formação inicial ou continuada e ressalta o uso de algum recurso das TDIC. Como principal referencial teórico para o nosso trabalho, nos ancoramos em estudos de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (Barcelos, 2004, 2007, 2013); Gimenez, 2013), sobre TDIC (Gilakjani, 2012; Paiva, 2010, 2013; Moran, 2014) e sobre Crenças e TDIC (Leal, 2015). Os participantes da pesquisa são estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do CAp-Coluni, triênio 15-17, matriculados na disciplina de LE, os quais participaram voluntariamente e anonimamente da pesquisa. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa dois questionários, sendo o primeiro para identificar as crenças e o segundo para identificar as TDIC utilizadas para aprendizagem da LE. Assim, primeiramente, fizemos um levantamento sobre as crenças dos estudantes do EM sobre o uso das TDIC para a aprendizagem da Língua Espanhola e, posteriormente, identificamos os recursos das TDIC que esses estudantes conhecem e utilizam para aprender a LE. Identificamos também as crenças que esses estudantes possuíam sobre uso das TDIC pelo uso que seus professores fazem delas nas aulas. Os resultados sugerem que os participantes entendem a importância do uso das TDIC para a aprendizagem da LE (tanto por eles como pelo professor) e acreditam que usar as TDIC é inevitável. Entretanto, foi possível perceber que os principais recursos utilizados pelos aprendizes de LE possuem caráter fundamentalmente de entretenimento e informação. Os recursos mais usados são vídeo aulas, buscas no Google, jornais e jogos para diferentes fins acadêmicos. Quando à aprendizagem da LE foi possível observar que está relegado a um plano secundário, ligado à crença de que o espanhol seja “uma língua fácil” por se parecer com o português e também a um desconhecimento de como inserir as TDIC como método de estudo para a aprendizagem da LE.
Palavras-chave Crenças, TDIC, espanhol
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.