Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6158

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor REINALDO CESAR SILVEIRA FILHO
Orientador MARCIA CRISTINA FONTES ALMEIDA
Título Investigando o conhecimento de inglês do alunos ingressantes no CAp-COLUNI
Resumo Esta pesquisa teve como objetivo buscar informações acerca do background linguístico dos alunos ingressantes na 1ª série do colégio de aplicação da Universidade Federal de Viçosa CAp. COLUNI com relação ao aprendizado da língua inglesa. Para coletar as informações necessárias, a fim de buscar um padrão entre o contato com a língua inglesa e o conhecimento da mesma pelo aluno, foi elaborado e aplicado um questionário no qual o aluno distinguiria o tipo de escola no ensino fundamental (pública e privada), bem como a classificação do inglês ensinado nessa escola pelo próprio aluno; a classificação do nível de inglês pessoal; o tempo de contato com a língua, seja por curso de idioma ou pelas aulas nas escolas anteriores; as estratégias e dificuldades em relação ao aprendizado da língua. Com a análise desses dados, podemos fazer uma correlação entre alunos que tiveram mais contato com a língua inglesa – seja por ter tido mais tempo de estudo na escola regular, seja por ter feito algum curso livre de idioma, seja, ainda, por ter tido contato com a língua fora da sala de aula através de músicas, filmes ou séries – e o seu nível de dificuldade/facilidade com o inglês. Podemos fazer uma relação entre alunos que fizeram curso livre de idioma e tiveram mais contato com a língua e o seu nível de inglês. Observou-se que alunos que tiveram mais acesso à língua estrangeira no ambiente externo ao escolar, seja por meio de cursos de idioma, viagens internacionais, contato com estrangeiros e acesso a músicas, filmes e séries; apresentam maior facilidade no entendimento da língua. Já os alunos que iniciaram seus estudos mais tarde na escola regular e que tiveram menor contato com a língua, apresentam maior dificuldade em relação ao entendimento da mesma. Logo, observou-se que, pelas respostas apresentadas pelos alunos acerca de seu background com o processo de aprendizagem de inglês quanto maior o contato com o mesmo maior o nível de aprendizado e menor as dificuldades apresentadas por eles. Os resultados sugerem que quanto maior o contato com a língua maior o aprendizado, mesmo que esse contato se dê através de mais anos de estudo na escola regular, ou em contato extra, como você bem colocou. Esse contato, não necessariamente tem de ser de maneira formal "dentro de outra sala de aula" em um curso livre. Este pode ser por atitudes autônomas dos aprendizes em contato com a língua através de sites, músicas, séries, filmes e também em contato com estrangeiros e cursos livres.
Palavras-chave background linguístico, ensino e aprendizado de inglês, CAp-COLUNI
Forma de apresentação..... Painel
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