Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6157

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Mariane Almeida Varela
Orientador MONICA SANTOS DE SOUZA MELO
Título Análise das estratégias de captação de fiéis no blog do bispo Edir Macedo
Resumo O presente trabalho é uma análise de dois textos publicados em nome do bispo Edir Macedo, hoje dono da IURD, em seu blog, situado no website da Igreja Universal do Reino de Deus. Foi recortado de uma pesquisa em andamento, que conta com o apoio do CNPq, sobre a midiatização do discurso religioso. Precisamente, estudamos a forma com que o website da IURD constrói seus ethé, promove a imagem de seus fiéis, organiza suas estratégias de argumentação para a captação de novos fiéis e, por fim, como ela utiliza seu poder para conseguir os chamados “sacrifícios” de seus seguidores, isto é, o dízimo. A Igreja Universal foi uma das igrejas pioneiras no Brasil em usar os recursos midiáticos para se expandir e conseguir novos fiéis. Começou pelo rádio, televisão, jornais e se expandiu para a internet com o website. A partir da teoria semiolinguística, do analista do discurso francês Patrick Charaudeau, procura-se estudar as estratégias de persuasão usadas para a captação de novos fiéis e a manutenção dos antigos. Os textos analisados oferecem conselhos aos fiéis que querem e/ou estão dispostos a mudar de vida. Vê-se que a finalidade é convocá-los a participar dos cultos, e, consequentemente, dar o dízimo. Estes textos são analisados usando os modos de organização do discurso (MOD), principalmente, que nos dão um norte da argumentação utilizada através do discurso religioso e midiático. Charaudeau acredita que os modos de organização enunciativo, descritivo, narrativo e argumentativo não são gêneros textuais como é ensinado na maioria das escolas. Ele os encara como recursos textuais que fazem parte da composição de um determinado discurso. Assim, um texto pode ser organizado de acordo com os quatro modos, e pode ou não ter a predominância ou a falta de um deles. Vê-se nestas análises que a argumentação do bispo Macedo é feita por meio de comparações, argumentos bíblicos, assuntos que tocam nas piores feridas das pessoas, como problemas econômicos, sociais, familiares, entre outros. Ele mantém a ignorância do fiel em relação a assuntos que não dizem respeito ao interesse dele e da Igreja. Assim, ao prometer uma vida diferente e melhor para seus seguidores, se concretiza a argumentação que vai pedir o dízimo em nome de Deus como forma de melhoria de vida.
Palavras-chave Teoria Semiolinguística, Igreja Universal do Reino de Deus, midiatização.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.