Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6156

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Gabriele Almeida de Paula
Orientador NEDSON ANTONIO CAMPOS
Título Avaliação de projetos de desenvolvimento de tecnologias inovadoras: o uso da metodologia das redes de relações sócio-econômicas em projetos empresariais
Resumo A avaliação de projetos de desenvolvimento de tecnologias inovadoras é um diferencial para que as organizações consigam analisar o empreendimento e ajustar os objetivos e estratégias inicialmente definidos.
No entanto, as avaliações atualmente existentes no mercado são oriundas de interpretações humanas, sendo, muitas vezes, tendenciosas. Nesse sentido, surgiu-se a ideia inicial desse projeto, o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação a partir de dados objetivos, sendo, dessa maneira, mais precisa que as já existentes.
Com o desenvolver do projeto, o direcionamento estratégico da inovação na empresa mostrou-se um fator proeminente para a avaliação de projeto de tecnologia inovadoras. Assim o objetivo do projeto foi sendo direcionado para o desenvolvimento de uma metodologia de análise e definição da estratégia de inovação da empresa.
Atualmente, uma outra questão muito discutida é sobre o papel da estratégia dentro das organizações. Muitos empreendedores têm dificuldade em difundir uma cultura estratégica dentro de toda empresa, isso porque muitas vezes a estratégia é definida pelos cargos gerenciais de maneira muito metódica e rígida, de maneira que a estratégia não se adéqua a realidade da empresa.
Para tentar encontrar uma solução para essa questão, foi realizada uma revisão bibliográfica básica.
Escolheu-se os trabalhos seminais de Igor Ansoff (Ansoff, 1990) e Henry Mintzberg (Mintzberg, 2004),por se tratarem de princípios fundamentais com relação à formação e ao planejamento estratégico. Após a leitura e pesquisa sobre essas duas correntes de ideias, fez-se uma comparação, a fim de identificar um método adequado à circunstância deste projeto.
Por fim, foi possível perceber o evidente desafio encontrado pelas corporações quando se fala em estratégia. A grande maioria ainda opta pelo planejamento estratégico convencional, estabelecido por Igor Ansoff. Esse método é mais seguro para aquelas empresas que estão menos sujeitas à alterações. Algumas organizações mais inovadoras optam por uma definição de estratégia menos metódica, mais flexível, como propõe Henry Mintzberg. Aquelas compostas por planejadores criativos e com boa capacidade de observações e análises, possuem mais chance de obter sucesso com esse método.
Palavras-chave Planejamento Estratégico, Henry Mintzberq, Igor Ansoff
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.