Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6154

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor William Moreira Xisto
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros JOSE JOAO LELIS LEAL DE SOUZA
Título Solos e Ambiente: Difusão de Conhecimento sobre solos nas Escolas Públicas de Viçosa-MG
Resumo A utilização dos recursos naturais tem sido constante ao longo do processo histórico de evolução da sociedade. Se no início o homem retirava da natureza apenas o que era necessário para sua sobrevivência e de seu grupo, com o advento da Revolução Industrial esta situação se modificou completamente. Os Recursos passaram a ser utilizados de forma intensiva, causando todos os tipos de impactos. Neste contexto os solos, por ocuparem a "epiderme" da superfície terrestre foram intensamente impactados, seja por atividades urbanas ou rurais. Este recurso é sem dúvida alguma, um dos mais importantes da humanidade, sendo responsável, através do seu manejo, pela produção de alimentos. Mas mesmo tendo tamanha importância para a sociedade, podemos notar que dentro da sala de aula, além dos próprios meios de comunicação, realizam poucas discussões que visam tocar na questão da sua conservação, e melhor utilização. Assim esta pesquisa desenvolve uma série de atividades práticas e teóricas com algumas turmas do ensino fundamental com alunos da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, Escola Municipal Ministro Edmundo Lins e Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes, de Viçosa-MG, sobre o importante recurso natural que é os solos, visando discutir informações sobre os principais tipos de solo do mundo, do Brasil e do Município de Viçosa, e contextualizando a discussão, tanto do ponto de vista urbano quanto do rural. Portanto, tem como objetivo ainda, através da interação entre extensão e ensino ampliar o conhecimento tanto dos alunos como dos professores no que diz respeito a utilização dos solos e impactos ocasionados. Neste caso, contribuindo para uma relação mais equilibrada entre homem e natureza. Com isso através desse projeto tem se buscado realizar discussões tanto na teoria como na prática, através de aulas expositivas utilizando o quadro, mas também do datashow para apresentar imagens, vídeos, além de idas como ao Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, e a realização por parte dos alunos de montagem de perfis de solos, e a criação de um jardim suspenso, dentre outras. Para que com isso eles tenham a possibilidade de ter contato direto com o que vem sendo trabalhado em sala de aula, e pensar como pode ser mais bem utilizado no dia-a-dia tanto pensando em sua conservação como em seu manejo.
Palavras-chave Solos, Conservação, Ensino e Recursos.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.