Resumo |
A utilização dos recursos naturais tem sido constante ao longo do processo histórico de evolução da sociedade. Se no início o homem retirava da natureza apenas o que era necessário para sua sobrevivência e de seu grupo, com o advento da Revolução Industrial esta situação se modificou completamente. Os Recursos passaram a ser utilizados de forma intensiva, causando todos os tipos de impactos. Neste contexto os solos, por ocuparem a "epiderme" da superfície terrestre foram intensamente impactados, seja por atividades urbanas ou rurais. Este recurso é sem dúvida alguma, um dos mais importantes da humanidade, sendo responsável, através do seu manejo, pela produção de alimentos. Mas mesmo tendo tamanha importância para a sociedade, podemos notar que dentro da sala de aula, além dos próprios meios de comunicação, realizam poucas discussões que visam tocar na questão da sua conservação, e melhor utilização. Assim esta pesquisa desenvolve uma série de atividades práticas e teóricas com algumas turmas do ensino fundamental com alunos da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, Escola Municipal Ministro Edmundo Lins e Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes, de Viçosa-MG, sobre o importante recurso natural que é os solos, visando discutir informações sobre os principais tipos de solo do mundo, do Brasil e do Município de Viçosa, e contextualizando a discussão, tanto do ponto de vista urbano quanto do rural. Portanto, tem como objetivo ainda, através da interação entre extensão e ensino ampliar o conhecimento tanto dos alunos como dos professores no que diz respeito a utilização dos solos e impactos ocasionados. Neste caso, contribuindo para uma relação mais equilibrada entre homem e natureza. Com isso através desse projeto tem se buscado realizar discussões tanto na teoria como na prática, através de aulas expositivas utilizando o quadro, mas também do datashow para apresentar imagens, vídeos, além de idas como ao Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, e a realização por parte dos alunos de montagem de perfis de solos, e a criação de um jardim suspenso, dentre outras. Para que com isso eles tenham a possibilidade de ter contato direto com o que vem sendo trabalhado em sala de aula, e pensar como pode ser mais bem utilizado no dia-a-dia tanto pensando em sua conservação como em seu manejo. |