Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6148

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Cristina Batista de Paula
Orientador GLAUBER HEITOR SAMPAIO
Título Comunicação Intercultural em Organizações Multinacionais: Os novos desafios do profissional de Secretariado Executivo.
Resumo A interculturalidade é um fenômeno presente em nosso cotidiano que advém essencialmente do multiculturalismo e da diversidade cultural existente nas relações humanas. Ramos (2009) salienta que a interculturalidade implica na relação, diálogo e comunicação entre diferentes culturas, nas quais indivíduos, grupos e instituições, originários de universos culturais diferentes, encontram-se e interagem. À medida que ocorreu a expansão da globalização, houve também o “apagamento” das fronteiras e o fácil acesso a outros países por meio do intercâmbio das organizações que cruzam territórios a fim de instalarem-se em diferentes países como forma de garantir seu posicionamento na economia global. Assim, no cenário empresarial, como resultado do aumento expressivo de profissionais e organizações que vêm transpondo suas fronteiras linguísticas e culturais para formar novas relações econômicas, os profissionais de diversas áreas passam a ter contato intercultural diário. Dentre esses profissionais, encontra-se o profissional de Secretariado Executivo, que é responsável pelo assessoramento das diretorias e dos setores estratégicos da empresa, e que, dentre outras funções, exerce o papel de comunicador entre essas áreas. Com isso, é exigido deste, além das habilidades administrativas, a proficiência em línguas estrangeiras e, principalmente nos últimos anos, o conhecimento para lidar com diferenças culturais no ambiente organizacional na intenção de que evitem-se conflitos entre os membros em interação nesses contextos específicos. Considerando esta problemática, este trabalho teve como objetivo investigar os desafios que os profissionais egressos do curso de Secretariado Executivo da UFV encontram ao atuarem em organizações multinacionais no que diz respeito à comunicação e ao diálogo intercultural. Portanto, esta pesquisa buscou analisar como a formação acadêmica tem colaborado para que os profissionais graduados nesta instituição lidem com encontros interculturais na sua atuação profissional cotidiana. Além disso, buscou-se também compreender a relevância do conhecimento e sensibilidade intercultural do profissional em Secretariado nas organizações multinacionais. Como pressuposto teórico-metodológico adotou-se a abordagem qualitativa, de cunho interpretativista e explanatório. Os dados foram coletados através de questionários semiabertos e narrativas escritas com o intuito de fazer um levantamento de situações interculturais presenciadas pelos participantes no ambiente empresarial e o modo como o conhecimento intercultural (ou a sua falta) possibilitou (ou não) que os egressos mediassem conflitos gerados por diferenças culturais de modo a preveni-los no contexto empresarial. Os resultados sugeriram a necessidade de reformulação de alguns conteúdos do curso para que conhecimentos mais direcionados à comunicação Intercultural no ambiente empresarial sejam implementados na formação dos profissionais em Secretariado Executivo da instituição.
Palavras-chave Interculturalidade, formação profissional, Secretariado Executivo Trilíngue.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.