Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6127

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor James Rocha
Orientador THIAGO DE MELO TEIXEIRA DA COSTA
Outros membros Gisele de Freitas
Título Unidade gestora do regime próprio da previdência social: sua criação a nível estadual.
Resumo Podemos conceituar a previdência social como seguro de filiação compulsória (em relação aos regimes públicos) coletiva e contributiva com o objetivo de amparo aos seus beneficiários contra os riscos sociais (IBRAHIM, 2009). Neste contexto, Nogueira (2012) destaca que o equilíbrio financeiro e atuarial é o objetivo determinado do Estado para o RPPS (Regime Próprio dos Servidores Públicos) atualmente, onde um corpo de normas foi estabelecido para regular juridicamente essa tarefa, surgindo obrigações a serem cumpridas pelos entes federados e se constituindo em quatro áreas de atuação específicas: equacionamento do déficit atuarial passado, regularidade no repasse das contribuições, política de investimentos e gestão dos benefícios. Esta última é considerada como central para a política pública de equilíbrio financeiro e atuarial no RPPS e com destaque para a unidade gestora única. Assim, ao se tomar por base a legislação sobre unidade gestora e os estudos sobre a mesma, é possível perceber que esta é mais ampla que apenas a gestão de benefícios, englobando a arrecadação e gestão dos recursos e fundos, incluindo todas as atividades pertinentes ao regime, neste sentido, este projeto de pesquisa possui o seguinte problema: Como as decisões em casos isolados são realizadas, ou seja, quais as características da unidade gestora de RPPS em cada estado, de acordo com a sua legislação? O objetivo geral desse projeto, portanto, é compreender as decisões a nível estadual, ou seja, compreender se legislação de cada estado cria a unidade gestora de RPPS com os requisitos exigidos na lei que define a unidade gestora de RPPS de forma geral. Para isso, têm-se os seguintes objetivos específicos: Definir, em cada estado brasileiro, qual a lei que cria a unidade gestora; Identificar se o que a lei desses estados estabelece está de acordo com a definição de unidade gestora. Para consecução dos objetivos deste projeto será utilizada a pesquisa documental, onde serão estudadas as legislações de cada estado brasileiro e Distrito Federal, para tanto será utilizado um questionário (anexo a este relatório) sobre as características da unidade gestora que será aplicado na legislação, a fim de encontrar divergências importantes. Dentro do estudo observa-se duas principais falhas nas legislações estaduais, sendo a primeira delas a omissão de diretrizes e normas essenciais para a gestão e administração do RPPS previamente estabelecidas em âmbito federal. A segunda falha das legislações estaduais diz respeito às diretrizes estabelecidas de forma vaga, deixando em aberto sua interpretação e os parâmetros básicos necessários a sua implementação. Portanto, tendo em vista o papel e relevância das leis estaduais no processo de implementação da unidade gestora pode-se concluir que as legislações a nível estadual precisam avançar em quesitos como paridade em relação as normas federais, clareza e complexidade das diretrizes e normas sobre as quais dispõem.
Palavras-chave RPPS, Unidade gestora, legislação.
Forma de apresentação..... Painel
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