Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6116

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de História
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Rafaela Uchoa Paixão
Orientador RUBENS LEONARDO PANEGASSI
Outros membros Hellen Silvia Marques Gonçalves
Título Cineclube Carcará
Resumo Realizando um breve esboço da história dos cineclubes, vemos que a sua origem acompanha os primórdios do próprio cinema, onde a sua criação nos delineia as mudanças proporcionadas pela modernidade, que acabaram por influenciar a concepção do meio externo e a representatividade do próprio indivíduo em relação a si.
Inserido nesse contexto, temos o Cineclube Carcará fundado em 1969 por alunos da UFV, possuindo como proposta inicial uma discussão aberta e plural sobre o cinema, o que ia de encontro às exigências do governo. Desse modo, não divergindo do restante do movimento cineclubista, o Carcará possui uma história repleta de dificuldades, que abarcam desde o seu início durante o período ditatorial, assim bem como o seu local de funcionamento.
Isto posto, visando a exibição cinematográfica como integradora social e levando em consideração que as suas atividades não possuem fins lucrativos, o Carcará acaba por fomentar a inclusão e o distanciamento entre cidade e universidade. O cinema como elemento da construção da cidadania, tende a acrescentar ao âmbito educacional, abrangendo alunos da Universidade Federal de Viçosa e da educação básica, assim bem como o corpo docente, visto que este sempre se encontra em formação, buscando interagir com a comunidade como um todo.
Através do audiovisual o cineclube propõe constituir um espaço de sociabilidade para formação cultural viabilizando, na maioria das vezes, produções que não alcançam o circuito comercial hegemônico, aproximando-as da comunidade. Assim sendo, o Carcará age com um dos agentes da formação de cidadãos mais críticos, uma vez que o cinema tem papel ímpar em levar aos seus espectadores questões acerca do meio social explorando a interdisciplinaridade.
Durante o primeiro semestre de 2016 alcançamos o objetivo de desenvolver as mostras que constavam no projeto e simultaneamente também incorporamos mais integrantes ao nosso grupo. Com a ajuda da PEC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) e da busca incessante de todos os membros do cineclube, será possível que no segundo semestre as mostras sejam exibidas na sala de cinema localizada no porão do Centro de Vivência. Além disso, através das mostras percebemos a diversidade dos cursos dos espectadores e também a idade, já que em algumas mostras contamos com um público mais novo, o que acontece de acordo com a classificação indicativa do filme.
Em suma, o cinema entendido como ambiente comunicativo da práxis humana e o cineclube como portador da formação e interação entre cinéfilos, pode vir a gerar discussões que perpassam o entendimento do mundo com a questão do tempo e da mudança histórica. O Cineclube Carcará feito pelo e para o público aproxima-se de uma variada amplitude cultural, não desenvolvendo apenas uma visão acerca daquilo que é cultura e dilatando a criticidade, componente fundamental para a sociedade, negando a alienação política, econômica, cultural e social através da interdisciplinaridade do cinema.
Palavras-chave Cineclube, cinema, educação
Forma de apresentação..... Painel
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