Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6108

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor LUCAS SANTOS JARDIM
Orientador VANIA APARECIDA LOPES LEAL
Título Crenças de estudantes do CAp-COLUNI sobre o uso das TDIC na aprendizagem da Língua Espanhola
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar algumas crenças dos estudantes do CAp-Coluni sobre o uso (ou não) das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na aprendizagem da Língua Espanhola (LE) e entender como se configura esse uso. Nosso objetivo secundário foi verificar as crenças dos estudantes sobre o uso das TDIC por seus professores em sala de aula. Pesquisas sobre as TDIC e sobre crenças têm sido abundantes dentro da Linguística Aplicada (BARCELOS, 2007, SANTOS, 2010). Diferentes pesquisas em relação ao uso das TDIC no ensino de línguas têm sido feitas no Brasil (PAIVA, 2013, SAITO e RIBEIRO, 2013; entre outros). No entanto, a maioria das pesquisas é feita com professores em formação inicial ou continuada e ressalta o uso de algum recurso das TDIC. Este trabalho vem suprir uma carência de estudos sobre crenças e as TDIC na aprendizagem da LE por jovens estudantes do EM. Este trabalho tem como principal referencial teórico estudos de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (Barcelos, 2004, 2007, 2013; Gimenez, 2013), sobre TDIC (Gilakjani, 2012; Paiva, 2010, 2013; Moran, 2014) e sobre Crenças e TDIC (Leal, 2015). Os participantes da pesquisa são estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do CAp-Coluni, triênio 15-17, matriculados na disciplina de LE. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário aberto, sendo dividido em duas partes, sendo a primeira para identificar as crenças sobre o uso das TDIC e a segunda para identificar o uso das TDIC que eles fazem para aprendizagem da LE. Ou seja, primeiramente, fizemos um levantamento sobre as crenças dos estudantes do EM sobre o uso das TDIC para a aprendizagem da Língua Espanhola e posteriormente, identificamos os recursos das TDIC que esses estudantes conhecem e utilizam para aprender a LE. Os resultados sugerem que os participantes entendem a importância do uso das TDIC para a aprendizagem da LE e acreditam que usar as TDIC é inevitável. Entretanto, o uso que eles fazem das TDIC se restringe a fonte de entretenimento e informação, sendo os vídeos aulas, sites educativos e exercícios online suas maiores opções para a aprendizagem em geral. No entanto, o uso específico para a aprendizagem da LE é bastante limitado devido a diferentes fatores como, por exemplo, desconhecimento de metodologias que ajudem na aprendizagem. Assim, entendemos que é necessário que seja objeto de pesquisas futuras o uso das TDIC na aprendizagem de LE e que seja repassado este estudo não somente aos estudantes, mas também aos professores e futuros professores de línguas em geral.
Palavras-chave TDIC, crenças, aprendizagem de LE.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,67 segundos.