Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6105

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia humana
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Wenderson Almeida de Souza
Orientador WAGNER BARBOSA BATELLA
Título Gincana escolar e as possibilidades do ensino de Geografia no entendimento sobre região no âmbito cultural
Resumo O ambiente escolar é, por essência, produtor de plurais práticas pedagógias, por isso diferentes óticas devem ser enaltecidas para a formação dos estudantes. O Programa Institucional de Bolsa de Inciação à Docência–PIBID objetiva inserir os licenciandos no ambiente escolar para que dele extraia, atráves de vivências pedagógicas, experiências, olhares e sentidos, do ser professor. Os pibidianos do subprojeto Ensino de Geografia e Interdisciplinaridade do curso de Geografia atuante na Escola Municipal Doutor Arthur Bernardes, localizada no bairro Novo Silvestre – Viçosa-MG, realizaram uma gincana que contou com diversas atividades, dentre elas a atividade geográfica cultural das regiões políticas do Brasil. Esse trabalho se alicerça na importância de pensar o ensino de Geografia por outras percepções didático-pedagógicas, concebendo a cultura como uma dimensão expoente produtora do território brasileiro, bem como compreender as práticas socioespaciais resultantes. Daí a região, categoria clássica de análise geográfica, pode ser concebida na diferenciação cultural que emerge no vasto terriório. A gincana foi possível e destinada a todos os estudantes do 5º ao 9º ano da escola, possibilitando novas formas de trocar saberes e trabalhar em equipe, num contexto escolar marcado pelos estigmas sociais de uma escola periférica na cidade, que se torna pouco visível de projetos, seja pela Universidade Federal de Viçosa, seja pelo poder público municipal. A questão simbólica da gincana é também percebê-la como atrativa para estudantes num contexto de minoriais sociais que veem a escola ora como prisão, ora como única possibilidade de inserção e formação educadora. A gincana torna-se uma atividade promotora de integração entre o saber acadêmico e o saber escolar. O grande objetivo dessa atividade para os pibidianos foi poder transmitir e adaptar os saberes sobre o terriório brasileiro, cultura e povo de forma divertida, rica e dinâmica, sem perder a importância desse conteúdo geográfico. A atividade foi elaborada pelos pibidianos que dividiram os estudantes em seis equipes de cores diferentes sendo que cada equipe teria de pesquisar e expor sobre cada região política do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul, Sudeste – MG e Sudeste – RJ) enaltecendo a cultura. Realizaram-se cartazes, apresentações orais, apresentações culturais (dança, música, costumes) que foram demonstrados no dia da gincana para toda a escola. A atividade contou, ainda, com as avaliações dos pibianos que questionavam as equipes sobre os aspectos culturais levantados, bem como a relevância para entender a sociedade brasileira. Resultaram dessa atividade apresentações de rituais indígenas do Norte do país, da capoeira na Bahia, do forró em Pernambuco, de cartazes de todas as equipes com figuras, desenhos, paisagens geográficas e demais elementos de particularização das culturas. Disseminou no ambiente escolar um novo ensinar e um novo aprender com estudantes mais atores do próprio saber.
Palavras-chave Geografia, Ensino, Cultura
Forma de apresentação..... Painel
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