Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6100

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Juliana da Cruz Silva
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros Janaína da Cruz Silva, VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título Brinquedoteca Hospitalar: Uma Estratégia de Humanização junto às Famílias e Crianças Atendidas no Hospital São Sebastião em Viçosa, MG.
Resumo O Projeto promove atividades lúdicas junto às crianças internadas no Hospital São Sebastião, no espaço da brinquedoteca e nos leitos/pediatria, visando contribuir durante o processo de recuperação da criança minimizando o sofrimento causado pelo processo de internação e adoecimento, assim, promovendo a humanização hospitalar e defendendo o direito de toda criança de Brincar. Com isso, desenvolvemos atividades tanto no espaço da brinquedoteca quanto nos leitos como a contação de histórias, dramatização, jogos manipulativos, de construção e atividades artísticas. Também oportunizamos às crianças vivencias lúdicas em diferentes contextos, e para isso estabelecemos uma parceria com o projeto MusicArt, onde uma vez por semana alguns membros do projeto vão ao hospital realizar cantigas e brincadeiras de roda com as crianças internadas. Uma das principais ações desenvolvidas são as visitas realizadas na pediatria e em leitos conveniados, convidando crianças e acompanhantes a ir ao espaço da brinquedoteca. Na brinquedoteca são preenchidos dados das crianças e do responsável e há uma conversa com o responsável sobre a importância do lúdico na recuperação da criança e temáticas que envolvam as ações de cuidar e educar. Crianças que não podem se locomover até a brinquedoteca, há uma conversa informal com os acompanhantes para que possam ir a Brinquedoteca e selecionar um brinquedo para a criança e, também é realizado com o responsável uma conversa sobre a importância do lúdico e o cuidar e educar. Através das conversas com as famílias e/ou responsáveis foi possível perceber o impacto que foi causado às pessoas que nunca perceberam a importância do lúdico para o desenvolvimento das crianças e, consequentemente, ajuda-los a perceber a importância da necessidade de um profissional com formação específica em Educação Infantil para o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, uma vez que o curso não é muito conhecido pela comunidade. Como muitas crianças visitam a área da brinquedoteca toda a semana, elas passam informações sobre a brinquedoteca aos funcionários e, com isso, frequentemente recebemos visitas de funcionários do hospital na brinquedoteca, desde os faxineiros, nutricionistas, enfermeiros, estagiários até os médicos. Isso demonstra a necessidade da comunidade hospitalar em conhecer a importância de um espaço lúdico dentro do ambiente hospitalar. Sempre colhemos depoimentos das crianças, acompanhantes, funcionários do Hospital. De forma recorrente esses depoimentos tratam do quanto é importante a atividade lúdica para a criança que está hospitalizada. É perceptível durante os contatos com as crianças na brinquedoteca e nos leitos a expressão de felicidade no momento em que estão brincando, nem parece que estão em um ambiente estressante e triste. Inferimos que essa oportunidade de brincar no ambiente hospitalar contribui para uma recuperação da criança com menos traumas, principalmente, em relação às intercorrências medicamentosas.
Palavras-chave Criança, educação, ludicidade
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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