Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6093

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes, literatura e cultura popular
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor ANA LUÍSA DE FREITAS MAGALHÃES
Orientador DANIELLE RODRIGUES DE MORAES
Título Fotografia Autoral: interconexidades entre o retratante e o retratado
Resumo Com a disponibilidade de recursos digitais produtores de imagens de forma rápida e eficaz, o grande acervo de informações visuais em forma de fotografia se torna algo recorrente no cotidiano da sociedade, o que exige um grau elevado de discernimento e assimilação da parte do receptor. Atordoado de tantas informações, o receptor não lê a fotografia, apenas a vê, o que faz com que o potencial da linguagem visual seja desconsiderado. Ademais, o fundamento da fotografia vem sendo alterado. Criada com o propósito de registrar, atualmente, a fotografia está sendo utilizada como um instrumento de comunicação. Por esse motivo, se faz necessário discutir a fotografia como forma de arte contemporânea e saber decifrar suas entrelinhas. O estudo da Fotografia Autoral/Fotografia Criada reafirma o seu fundamento artístico: o de formar significados por meio de signos fotográficos através do seu rico processo criativo, que envolve desde a pesquisa até a prática fotográfica. Abordando temáticas abstratas e expressivas, que envolvem a psicologia e diversas áreas do conhecimento, a presente pesquisa pretende abordar a fotografia autoral como produtora de subjetividade ao gerar imagens com vida que ultrapassam o imaginário, através da criação e análise da série fotográfica denominada “Essência”. Utilizando o autor Roland Barthes (1980) como referencial teórico, os conceitos de Operator, Spectator, Studium e eidos foram aplicados na construção e análise desse projeto autoral. A temática que permeia essa série é a busca pelo retrato da história e a própria essência de algumas mulheres, na sua mais singela e profunda natureza, possuindo o objetivo de alcançar o autoconhecimento, empoderamento e autoaceitação feminina, através do processo de construção e do resultado final. A metodologia utilizada na série foi um questionário pessoal direcionado às retratadas, cujas perguntas foram formuladas visando a aplicação das respostas na criação da imagem, por meio de signos fotográficos. O trabalho permite dizer que a relação da arte com a fotografia acontece no momento em que em que ela é criada e pensada estrategicamente a fim de criar algum significado. Pode-se afirmar, ainda, que a relação que se constrói entre o retratante e o retratado no planejamento do projeto autoral exerce influência significativa durante e após a prática fotográfica, criando uma espécie de alicerce artístico e interconexidade entre o quem fotografa e quem é fotografado.
Palavras-chave fotografia autoral, signos fotográficos, série fotográfica
Forma de apresentação..... Oral
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