Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6089

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Daiane Lourenço da Silva
Orientador ANA LIDIA COUTINHO GALVAO
Outros membros Bruna Rodrigues da Costa, Kennya de Kássya Albergaria, NEUZA MARIA DA SILVA, Núbia Estêvam de Assis
Título Educação ambiental e o consumo consciente da água nas escolas públicas de Viçosa
Resumo Estamos imersos a uma sociedade que, com o passar dos anos tem almejado cada vez mais a melhoria da qualidade de vida. Com isto, as pessoas têm em sua maioria recorrido a objetos, que proporcionem a si mesmos e/ou familiares o conforto, sendo esse através do uso de tecnologias de ponta, o que contribui para o uso exacerbado dos recursos naturais. É necessário ainda nos atentarmos, que na maioria das vezes a degradação ambiental ocorre deste o manejo dos recursos naturais, como o solo, água e ar, até a sua destinação final, pois gera resíduos sólidos, líquidos e gasosos, que poderá acarretar a contaminação dos recursos, comprometendo, assim, o bem estar da atual e futuras gerações. A partir do ano de 2014, o meio ambiente através dos meios de comunicação, ganhou destaque, devido à crise hídrica que se instaurou no Brasil. Isto ocorreu não pela falta de mananciais, e sim pela cultura do desperdício enraizada na sociedade, pois os países considerados em desenvolvimento possuem a maior parte de reservas naturais de água. Para a produção de energia elétrica este país possui hidrelétricas de grande porte, o que acaba para contribuir para a má utilização da água. Esta nação possui uma diversidade de culturas agrícolas invejáveis a diversos países, o que possibilitaria outras formas para geração de energia e que são ainda pouco utilizadas, como o do bagaço da cana de açúcar, usinas eólicas, etc. O presente projeto de extensão tem sido desenvolvido desde o ano de 2015, no qual, contamos com alunos na faixa etária de oito a nove anos de idade, na Escola Estadual Effie Rolfs, que está situada dentro do Campus da Universidade Federal de Viçosa, MG, bem como na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, sendo esta localizada Av. Santa Rita, 337, Viçosa – MG. Em 2016, ainda desenvolve-se o projeto na Escola Estadual Effie Rolfs, porém com crianças em faixa etária de sete a oito anos, tendo o intuito de fazer trocas de conhecimentos sobre o que o meio ambiente representa para os mesmos, os meios de utilização que podemos e devemos fazer, para que no futuro não nos falte, dando um destaque maior para o recurso hídrico, que a cada dia se torna mais escasso. Para o segundo semestre deste ano, será escolhida outra escola da rede pública para darmos continuidade a este trabalho, no qual serão adotados os mesmo procedimentos. É notório a utilização do meio ambiente pelas instituições comerciais, como marketing para obtenção de lucros maiores, deixando de lado o verdadeiro sentido e importância que o mesmo representa para nós. Em geral, intervimos na comunidade, a partir das crianças das escolas públicas, isto tem sido feito visando um consumo adequado por parte da população, com ações de educação ambiental. A partir de nossa intervenção os alunos deram início à separação e armazenamento adequado dos resíduos sólidos, bem como a propagação dos conhecimentos. Em reuniões da equipe de trabalho com a escola percebemos que os resultados têm sido positivos e rápidos.
Palavras-chave Meio ambiente, Qualidade de vida, Consumo
Forma de apresentação..... Painel
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