Resumo |
A conquista da saúde no Brasil, como direito social, se deu através do movimento da Reforma Sanitária Brasileira nas décadas de 70/80. Somente com a Constituição Federal da República de 1988, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de permitir o acesso integral e gratuito a todos os brasileiros aos serviços e às ações de saúde. Para o funcionamento efetivo do SUS, foi preciso a utilização de instrumentos para avançar na avaliação e na materialização de modelos de gestão, com a participação da população, servidores e gestores, na busca do efetivo atendimento ao usuário. Nesse sentido, o Ministério da Saúde, para promover a gestão participativa do SUS, criou a Ouvidoria Geral, em 2003. Estabeleceu a criação de Ouvidorias nas instituições de saúde pública no nível federal, reafirmando como uma das estratégias para a gestão participativa, de forma a contribuir para a humanização, através da Política Nacional de Humanização (PNH) e expandir a humanização para além dos hospitais. No entanto, na década de noventa, alguns hospitais privados e públicos aderiram, em suas estruturas organizacionais, aos serviços de Ouvidoria, como estratégia gerencial, visando disseminar informações sobre seus serviços e dar voz aos consumidores, na busca da qualidade dos serviços prestados. Nossa pesquisa objetiva analisar a dinâmica da Ouvidoria Hospitalar, buscando entender seu papel na humanização das instituições. A pesquisa em andamento é de abordagem qualitativa e de natureza descritiva/exploratória, sendo um estudo de caso realizado em dois hospitais, denominados neste estudo A e B, em cumprimento aos preceitos éticos e por solicitação dos hospitais convidados, localizado na mesorregião da Zona da Mata Mineira. Os participantes desta pesquisa serão constituídos de ouvidoras, gerentes, coordenadores e supervisores dos setores, coordenador da comissão de humanização, superintendente executiva/gerente geral e clientes da saúde. Para coleta de dados serão utilizadas pesquisa documental e entrevista semiestruturadas. A análise dos dados qualitativos será feita utilizando a técnica de análise de conteúdo. Já os dados quantitativos serão analisados mediante estatística descritiva simples. Espera-se que este estudo contribua para a construção e o aprimoramento de novos conhecimentos, o que poderá fomentar para novas pesquisas sobre humanização hospitalar. |