ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Ensino médio |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação e meio ambiente |
Setor |
Departamento de Educação |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Matheus de Brito Correa |
Orientador |
TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA |
Outros membros |
ANOR FIORINI DE CARVALHO, FELIPE NOGUEIRA BELLO SIMAS, Felipe Salgado Senna, IRENE MARIA CARDOSO, Mariana Condé Marques, Pedro Henrique da Silva Queiroz, RAPHAEL BRAGANCA ALVES FERNANDES, Thais de Carvalho Maia |
Título |
Monitoramento participativo dos recursos hídricos e saneamento básico da bacia hidrográfica do São Joaquim: Contribuindo para educação do campo |
Resumo |
Em 2009 formou-se o grupo de pesquisa e extensão GTÁgua, composto por uma equipe multidisciplinar de estudantes e professores da Universidade Federal de Viçosa, e engenheiros agrônomos, ambientais e agrícolas. O grupo tem parcerias com o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), com o Instituto Socioambiental de Viçosa (ISA – Viçosa) e com a Escola Família Agrícola Puris (EFA-Puris). O GTÁgua vem buscando desenvolver conjuntamente com jovens estudantes da comunidade, agricultores e agricultoras familiares de São Joaquim, Araponga-MG, pesquisas, estudos e intervenções com objetivo de construir conhecimentos sobre a influência de diferentes usos e manejos dos solos na qualidade e quantidade da água e propor alternativas numa perspectiva de transição agroecológica. Assim, o presente projeto objetiva contribuir com a construção do conhecimento agroecológico em relação à água, em conjunto com a comunidade rural do córrego São Joaquim em Araponga-MG, dando subsídio para programas de serviços ambientais, saneamento rural e de recuperação e conservação de recursos hídricos. O propósito é oportunizar a compreensão e utilização das técnicas e conhecimentos científicos pelos(as) agricultores(as) e jovens estudantes da EFA, para que possam construir conhecimento e aplicá-lo nas decisões práticas. Dentre as ações já realizadas destacam-se a conversa sobre técnicas de conservação de solo e água na Caravana Territorial do Rio Doce, sobre tratamento alternativo de água e esgoto, sobre impactos da agropecuária na água e sobre o processo de erosão hídrica. O projeto vem mostrando um alto nível de interação da juventude rural, na medida em que estes demandam assuntos e participam ativamente das conversas, deste modo o projeto contribui com a transição agroecológica na comunidade. Além disso, a decisão de mudar o uso de desinfetantes tradicionais por produtos que melhorem o rendimento da fossa evapotranspiradora ocorreu durante um espaço promovido pelo grupo e foi uma sugestão externa ao grupo, denotando uma apropriação do conhecimento construído na atividade. Conclui-se que o projeto vem sendo de grande valor para a construção do conhecimento agroecológico tanto para a juventude rural, quanto para os monitores que vão à Escola Família Agrícola. |
Palavras-chave |
água, educação, saneamento |
Forma de apresentação..... |
Oral, Painel |