Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6054

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Matheus de Brito Correa
Orientador TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA
Outros membros ANOR FIORINI DE CARVALHO, FELIPE NOGUEIRA BELLO SIMAS, Felipe Salgado Senna, IRENE MARIA CARDOSO, Mariana Condé Marques, Pedro Henrique da Silva Queiroz, RAPHAEL BRAGANCA ALVES FERNANDES, Thais de Carvalho Maia
Título Monitoramento participativo dos recursos hídricos e saneamento básico da bacia hidrográfica do São Joaquim: Contribuindo para educação do campo
Resumo Em 2009 formou-se o grupo de pesquisa e extensão GTÁgua, composto por uma equipe multidisciplinar de estudantes e professores da Universidade Federal de Viçosa, e engenheiros agrônomos, ambientais e agrícolas. O grupo tem parcerias com o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), com o Instituto Socioambiental de Viçosa (ISA – Viçosa) e com a Escola Família Agrícola Puris (EFA-Puris). O GTÁgua vem buscando desenvolver conjuntamente com jovens estudantes da comunidade, agricultores e agricultoras familiares de São Joaquim, Araponga-MG, pesquisas, estudos e intervenções com objetivo de construir conhecimentos sobre a influência de diferentes usos e manejos dos solos na qualidade e quantidade da água e propor alternativas numa perspectiva de transição agroecológica. Assim, o presente projeto objetiva contribuir com a construção do conhecimento agroecológico em relação à água, em conjunto com a comunidade rural do córrego São Joaquim em Araponga-MG, dando subsídio para programas de serviços ambientais, saneamento rural e de recuperação e conservação de recursos hídricos. O propósito é oportunizar a compreensão e utilização das técnicas e conhecimentos científicos pelos(as) agricultores(as) e jovens estudantes da EFA, para que possam construir conhecimento e aplicá-lo nas decisões práticas. Dentre as ações já realizadas destacam-se a conversa sobre técnicas de conservação de solo e água na Caravana Territorial do Rio Doce, sobre tratamento alternativo de água e esgoto, sobre impactos da agropecuária na água e sobre o processo de erosão hídrica. O projeto vem mostrando um alto nível de interação da juventude rural, na medida em que estes demandam assuntos e participam ativamente das conversas, deste modo o projeto contribui com a transição agroecológica na comunidade. Além disso, a decisão de mudar o uso de desinfetantes tradicionais por produtos que melhorem o rendimento da fossa evapotranspiradora ocorreu durante um espaço promovido pelo grupo e foi uma sugestão externa ao grupo, denotando uma apropriação do conhecimento construído na atividade. Conclui-se que o projeto vem sendo de grande valor para a construção do conhecimento agroecológico tanto para a juventude rural, quanto para os monitores que vão à Escola Família Agrícola.
Palavras-chave água, educação, saneamento
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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