ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Ensino médio |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Educação e formação universitária |
Setor |
Departamento de Biologia Geral |
Bolsa |
PIBID |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Hiara Cristina Ribeiro Orlando |
Orientador |
MARA GARCIA TAVARES |
Outros membros |
Andréa Cristina Pimentel de Carvalho, Francielle de Fátima Viana Santana, Ney Marcos Ferreira Rocha |
Título |
Estratégias didáticas no ensino de Biologia: a utilização de estudo de caso aliado a modelos didáticos para auxiliar na aprendizagem do conteúdo relacionado a Grupos Sanguíneos |
Resumo |
O uso de estratégias e recursos didáticos, principalmente no ensino básico, é um instrumento que favorece aulas mais dinâmicas e interativas. A utilização dessas estratégias ampliam o diálogo entre teoria e prática, incentivando o aluno a ser protagonista de sua aprendizagem e exigindo dele autoria de ideais. Essas metodologias podem ser utilizadas para ministrar um conteúdo ou mesmo como forma de revisão de conteúdos. Todavia, percebe-se que muitos professores ainda utilizam apenas a metodologia tradicional de ensino em suas aulas. Partindo desse pressuposto, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da área de Biologia desenvolveram, em uma escola estadual de Viçosa, uma atividade sobre Grupos Sanguíneos utilizando um estudo de caso aliado a um modelo didático. Os principais objetivos da atividade foram proporcionar solidificação de conhecimentos e promover maior interação entre os estudantes e autonomia através da resolução de situações problemas. A atividade foi desenvolvida com duas turmas da terceira série do ensino médio. Para realização da atividade, os alunos foram divididos em grupos e cada um destes grupos recebeu números e letras confeccionadas em EVA juntamente com uma situação problema relacionada ao Sistema ABO, envolvendo um teste de paternidade. Os alunos resolveram as situações montando quadros e heredogramas em painéis entregues pelos bolsistas e, posteriormente, apresentaram a situação aos outros estudantes, com intuito de promover uma discussão sobre o resultado encontrado. Depois do uso dessa estratégia foi aplicado um questionário para mensurar e validar a metodologia empregada. Após análise das respostas dos alunos foi possível observar que estes conseguiram compreender o conteúdo e associá-lo ao cotidiano. Os alunos participantes da pesquisa e a professora relataram um aproveitamento de 100% do material; houve ainda interesse por parte dos alunos em que outras disciplinas utilizassem estudo de caso aliado a modelos didáticos. |
Palavras-chave |
Estratégias didáticas, grupos sanguíneos, aprendizagem |
Forma de apresentação..... |
Painel |