Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6049

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Hiara Cristina Ribeiro Orlando
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Andréa Cristina Pimentel de Carvalho, Francielle de Fátima Viana Santana, Ney Marcos Ferreira Rocha
Título Estratégias didáticas no ensino de Biologia: a utilização de estudo de caso aliado a modelos didáticos para auxiliar na aprendizagem do conteúdo relacionado a Grupos Sanguíneos
Resumo O uso de estratégias e recursos didáticos, principalmente no ensino básico, é um instrumento que favorece aulas mais dinâmicas e interativas. A utilização dessas estratégias ampliam o diálogo entre teoria e prática, incentivando o aluno a ser protagonista de sua aprendizagem e exigindo dele autoria de ideais. Essas metodologias podem ser utilizadas para ministrar um conteúdo ou mesmo como forma de revisão de conteúdos. Todavia, percebe-se que muitos professores ainda utilizam apenas a metodologia tradicional de ensino em suas aulas. Partindo desse pressuposto, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da área de Biologia desenvolveram, em uma escola estadual de Viçosa, uma atividade sobre Grupos Sanguíneos utilizando um estudo de caso aliado a um modelo didático. Os principais objetivos da atividade foram proporcionar solidificação de conhecimentos e promover maior interação entre os estudantes e autonomia através da resolução de situações problemas. A atividade foi desenvolvida com duas turmas da terceira série do ensino médio. Para realização da atividade, os alunos foram divididos em grupos e cada um destes grupos recebeu números e letras confeccionadas em EVA juntamente com uma situação problema relacionada ao Sistema ABO, envolvendo um teste de paternidade. Os alunos resolveram as situações montando quadros e heredogramas em painéis entregues pelos bolsistas e, posteriormente, apresentaram a situação aos outros estudantes, com intuito de promover uma discussão sobre o resultado encontrado. Depois do uso dessa estratégia foi aplicado um questionário para mensurar e validar a metodologia empregada. Após análise das respostas dos alunos foi possível observar que estes conseguiram compreender o conteúdo e associá-lo ao cotidiano. Os alunos participantes da pesquisa e a professora relataram um aproveitamento de 100% do material; houve ainda interesse por parte dos alunos em que outras disciplinas utilizassem estudo de caso aliado a modelos didáticos.
Palavras-chave Estratégias didáticas, grupos sanguíneos, aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
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