Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6039

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Rafael Oliveira Veiga Santos
Orientador LUIZ LIMA VAILATI
Outros membros Americo Viana Tostes Gripp, Karina Aparecida de Lourdes Ferreira, Lílian de Freitas Miranda, Otávio Augusto Lopes de Melo
Título A educação patrimonial e a oralidade: um desafio para o sistema de ensino básico
Resumo Em meio a um sistema de ensino que cada vez mais se torna mecânico e impessoal, o presente trabalho tem como principal objetivo a recuperação de parte da história da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, de forma que se torne útil para os docentes e discentes da escola e para a própria sociedade que envolve todo esse público. O diferencial de tal proposição advém do ensejo de trabalhar com técnicas que façam uso de fontes orais, seja por meio de entrevistas ou trabalhos de campo, envolvendo assim a própria comunidade escolar de uma forma pouco vista no desenvolvimento de pesquisas. O prosseguimento de tal empreitada sempre terá em mente, portanto, a tentativa de evocar essas memórias antigas acerca do objeto em questão, buscando um entendimento maior sobre o pretérito do mencionado ambiente, dando ênfase para as relações intrapessoais, suas estruturas internas e matrizes de ensino. A importância deste intento pode ser precisamente assinalada através da observação do galgar do tempo, afinal a vívida trajetória deste educandário começa a se perder nesse ínterim. Daquele ambiente que outrora comportou um presídio para este recinto que agora abarca um instituto de ensino, tamanha transição certamente acomodou uma infinidade de histórias e vivências humanas que estão se perdendo. Observamos, deste modo, que tal patrimônio se configura claramente como um importante suporte de memória e, ao darmos fôlego a essa iniciativa, auxiliaremos a manter ativas e duradouras tais reminiscências nessa coletividade. À vista disso, os frutos desse projeto deverão ser de grande valia para todos os alvos mencionados. Ou seja, o material coletado será trabalhado com os alunos tanto por meio de atividades escolares quanto por meio de aulas planejadas para tal fim. Essa coleta inclusive abrirá um grande precedente para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares que visem o uso da oralidade reunida, além de abrirem notadamente margem para a elaboração de planos transversais que envolvam ademais todo o corpo social mencionado.
Palavras-chave Memória, fontes orais, história
Forma de apresentação..... Painel
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