Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6033

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química teórica e experimental
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Aryadne Miranda Gomes de Assis
Orientador JULIO CESAR COSTA CAMPOS
Título Estudo da redução de emissões de gases poluentes em motores de ignição por compressão utilizando o Chemkin-Pro.
Resumo O desenvolvimento das máquinas após a Revolução Industrial trouxe um avanço significativo para a tecnologia. A necessidade de aumentar a produtividade e o desempenho das mesmas foi o estopim de um momento que perdura até os dias atuais. A invenção dos motores Diesel, motores de ignição por compressão) no século XIX e de muitas outras tecnologias mudaram a perspectiva dos produtores. No entanto, esse crescimento tão intenso, trouxe consigo um problema – a poluição ambiental. Esses motores (e outras máquinas) funcionam em sua grande maioria através do sistema de combustão de combustíveis fósseis e naftalênicos. E essa queima libera gases prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. No início, esse problema não era tão evidente, ou pelo menos não era destaque nas discussões, afinal, as consequências aconteceriam a longo prazo. No entanto, a preocupação com a poluição ganhou força de uns anos para cá. Dessa forma, a indústria teve que se adaptar e mudar suas perspectivas. Houve o desenvolvimento de softwares que simulassem como ocorreria essa emissão, em que quantidade, sob quais condições. Para a realização desta pesquisa o software utilizado foi o Chemkin-Pro. Ele é um analisador de cinética química que possui dados termodinâmicos e de transporte para simular o maior número possível de mecanismos de reação. O primeiro passo para a modelagem é a escolha do combustível, que neste caso foi a gasolina devido a sua importância no cenário econômico. Devido a existência de muitos hidrocarbonetos na mistura, a gasolina foi modelada como Isooctano (C_8 H_18), pois esse hidrocarboneto está presente em maior quantidade e essa aproximação não traria grandes erros aos resultados. Sabe-se que há fatores de grande influência quando se está falando sobre emissão de poluentes, dentre eles estão: temperatura, viscosidade, octanagem, relação ar-combustível. Assim, buscou-se o entendimento desses fatores para a correta análise da influência de certos parâmetros na exaustão. Após a revisão bibliográfica e estudos teóricos, a simulação foi realizada. O modelo proposto foi validado e os resultados foram coerentes com o esperado. Notou-se que para valores de razão de equivalência menor do que 1,0 a emissão de poluentes é mais intensa para a mesma temperatura.
Palavras-chave Chemkin-Pro, gasolina, modelagem.
Forma de apresentação..... Painel
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