Resumo |
O desenvolvimento das máquinas após a Revolução Industrial trouxe um avanço significativo para a tecnologia. A necessidade de aumentar a produtividade e o desempenho das mesmas foi o estopim de um momento que perdura até os dias atuais. A invenção dos motores Diesel, motores de ignição por compressão) no século XIX e de muitas outras tecnologias mudaram a perspectiva dos produtores. No entanto, esse crescimento tão intenso, trouxe consigo um problema – a poluição ambiental. Esses motores (e outras máquinas) funcionam em sua grande maioria através do sistema de combustão de combustíveis fósseis e naftalênicos. E essa queima libera gases prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. No início, esse problema não era tão evidente, ou pelo menos não era destaque nas discussões, afinal, as consequências aconteceriam a longo prazo. No entanto, a preocupação com a poluição ganhou força de uns anos para cá. Dessa forma, a indústria teve que se adaptar e mudar suas perspectivas. Houve o desenvolvimento de softwares que simulassem como ocorreria essa emissão, em que quantidade, sob quais condições. Para a realização desta pesquisa o software utilizado foi o Chemkin-Pro. Ele é um analisador de cinética química que possui dados termodinâmicos e de transporte para simular o maior número possível de mecanismos de reação. O primeiro passo para a modelagem é a escolha do combustível, que neste caso foi a gasolina devido a sua importância no cenário econômico. Devido a existência de muitos hidrocarbonetos na mistura, a gasolina foi modelada como Isooctano (C_8 H_18), pois esse hidrocarboneto está presente em maior quantidade e essa aproximação não traria grandes erros aos resultados. Sabe-se que há fatores de grande influência quando se está falando sobre emissão de poluentes, dentre eles estão: temperatura, viscosidade, octanagem, relação ar-combustível. Assim, buscou-se o entendimento desses fatores para a correta análise da influência de certos parâmetros na exaustão. Após a revisão bibliográfica e estudos teóricos, a simulação foi realizada. O modelo proposto foi validado e os resultados foram coerentes com o esperado. Notou-se que para valores de razão de equivalência menor do que 1,0 a emissão de poluentes é mais intensa para a mesma temperatura. |