Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6030

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Jaquene Aparecida da Fonseca
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros Cassiele Maria de Paula, Maria Aparecida Ferreira Fontes , Rosânia de Cássia Rosa
Título Estratégias e recursos para a promoção da inclusão escolar
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Pedagogia da UFV tem suas atividades desenvolvidas em parceria com escolas públicas estaduais e municipais de Viçosa, com uma das subáreas voltada à Educação Especial na perspectiva inclusiva. Neste campo educacional uma das atuações possíveis refere-se ao atendimento a alunos que apresentam baixa visão (BV), onde a acuidade visual mesmo após correção de erros de refração é menor que 10 graus do ponto de fixação, com sensibilidade aos contrastes, redução acentuada do campo visual, limitando o desempenho visual da pessoa, mas conservando a funcionalidade da visão. A outra condição é a hiperatividade (TDAH), transtorno que afeta o comportamento e caracteriza-se por distúrbios motores, perceptivos, cognitivos e comportamentais, como dificuldade em concluir atividades e seguir regras, bem como impulsividade e distrações,causando impactos sociais na vida da pessoa. O objetivo foi desenvolver adaptações didáticas e estratégias para alunos, um com BV e outro com TDAH, realizarem as atividades acadêmicas na sala de aula comum. Ambos tem 7 anos e estão no 2º ano do ensino fundamental em escolas distintas, sendo uma municipal e outra estadual. O trabalho desenvolvido pelas bolsistas, por um semestre, consistiu em uma observação participante durante as atividades acadêmicas com os alunos inseridos na turma comum, de forma a auxiliar os alunos adaptando as atividades, quando necessário. Os registros das observações foram descritivos na forma de relatório e feitos pós-evento. A ação ocorreu duas vezes por semana em jornada letiva integral. Para o aluno com BV foi realizada a ampliação de imagens e textos didáticos com uso de lupa; cópia ampliada do texto do quadro para o aluno transcrever no caderno com linhas reforçadas de forma alternada, facilitando a leitura e resposta às questões; exercícios grafomotores no caderno para desenvolvimento da letra cursiva e utilização de material concreto nas operações matemáticas, viabilizando as atividades de soma e subtração. O aluno com TDAH tem uma boa cognição, mas na letra cursiva tem pouca desenvoltura. Sua dificuldade maior reside na impulsividade de ações, interrompendo as atividades dos colegas ou dirigindo agressões verbais ou físicas a estes, o que torna a sua socialização prejudicada e dificulta a conclusão das atividades individuais e na turma. Com o uso de exercícios grafomotores no caderno e uma ficha com o traçado das letras cursivas houve uma melhora na escrita. Para auxiliar a socialização usou-se da contação de histórias direcionadas a temática de respeito a todos permitindo a compreensão de regras de convivência e elogios em ações colaborativas. Conclui-se que modificações didáticas para desenvolver a aprendizagem escolar torna o ensino inclusivo e prepara o licenciando para esta realidade profissional.
Palavras-chave TDAH, baixa visão, educação especial
Forma de apresentação..... Painel
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