Resumo |
Através da nova metodologia oferecida pela professora Rita de Cássia, na disciplina EDU 177 (Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem), a qual dividiu a turma em comissões responsáveis por diferentes atividades relacionadas a educação e a partir das teorias abordadas em sala de aula (Behaviorismo, Psicanálise, Humanismo, Gestalt, Construtivismo) que focam no desenvolvimento do aprendiz, realizamos um trabalho voltado para a participação ativa dos estudantes da graduação do curso de Letras da UFV com a realidade das escolas públicas em Viçosa-MG. Em nossa comissão, nos responsabilizamos por ministrar uma aula voltada para alunos do ensino fundamental (7º ano) da Escola Padre Álvaro Corrêa Borges. Através das instruções da professora Rita de Cássia, tivemos autonomia para planejar uma aula com a finalidade de explorar o que já sabemos e aplicar estes conhecimentos em uma situação real de sala de aula, passando, momentaneamente, do papel de alunos para o papel de professores. Desta forma, aproveitamos os estudos de morfologia (LET 300) e aplicamos nossa aula com o enfoque em neologismos e estrangeirismos, a qual foi muito bem recebida pelos alunos, pois demonstraram interesse na explicação e se engajaram na feitura dos exercícios. Ao finalizarmos as atividades na escola, recebemos mensagens carinhosas e agradecimentos pela aula ter sido diferenciada e dinâmica, o que nos motivou muito a continuar o trabalho. Após esta etapa, apresentamos à professora Rita de Cássia um relatório final expondo nossas experiências e percepções positivas e negativas em relação ao trabalho realizado. Neste sentido, pudemos contrastar nossas crenças em diferentes papeis, sendo eles como alunos da disciplina e também como professores na escola, nossa futura profissão, percebendo a importância do embasamento teórico juntamente com sua prática para a aplicação de uma aula bem elaborada e consequentemente a boa formação de alunos e professores, estabelecendo logo nos primeiros anos da graduação um trabalho de extensão dentro da disciplina, que proporcionou aos alunos a oportunidade de contato com a realidade fora da Universidade. Esta experiência foi recebida como um fator enriquecedor e construtivo para a formação dos alunos. |