Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6028

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Willians Guilherme dos Santos
Orientador MARA RUBIA MACIEL CARDOSO
Outros membros Carolina Soares Dalfior, Eunice Ferreira da Silva, Júlia Fernandes Magalhães, LUANA VIEIRA TOLEDO, Maria Carmelita Correa Paes Barreto, Nathália Costa de Castro, Silas Teixeira de Souza
Título A implantação da puericultura em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família no município de Viçosa (MG)
Resumo Introdução: A puericultura é um conjunto de noções e regras que visam assegurar o perfeito desenvolvimento físico, psíquico e social da criança por meio de um acompanhamento longitudinal. Esta pratica foi responsável por reduzir as taxas de óbitos em menores de um ano no Brasil de 29,7 para 15,6 para cada mil nascidos vivos, em um período de 10 anos. A partir desta importância, articula-se no ano de 2016 o projeto de extensão “A implantação da puericultura na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Clara em Viçosa (MG)”. Objetivo: Apresentar os resultados parciais alcançados neste projeto. Descrição: o projeto ocorre desde fevereiro de 2016 e as seguintes ações ocorreram: i)Levantamento do público alvo; ii)Reunião com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs); iii)Preparo da Sala de Puericultura; iv)construção da Agenda de Consultas de Puericultura; v)Criação de Instrumentos de Coleta de Dados; vi)Realização de Consultas de Puericultura. Resultados: Quanto ao levantamento do público alvo, 391 crianças estão cadastradas na ESF Santa Clara. Além disso, foi realizado a estratificação por faixa etária e sexo. Da reunião com as ACSs, estas têm desempenhado papel fundamental, ao serem as responsáveis pela busca ativa das crianças e o agendamento das consultas. Ao preparar a sala de enfermagem para a puericultura, com a disposição de mobiliário próprio à criança, desenhos e brinquedos, observamos o cuidado e o interesse mútuo em propiciar um ambiente tranquilo e o mais aconchegante, dentro das limitações física e financeira; ademais, trazer a ludicidade permitiu estreitar a relação e afeito entre o profissional e a criança, reiterando que a oposição ao tratamento diminui e a criança torna-se mais cooperativa. A construção da agenda de puericultura tem permitido programar as consultas. São agendas, inicialmente, 3 consultas por dia de atendimento; entretanto, diante da demanda, são realizadas, vez e outra, 4 consultas no dia, sendo cada consulta com duração média de 50 minutos. Dois instrumentos de registros dos dados coletados foram construídos, o de Primeira Consulta, tendo 8 páginas e 11 campos e o de Consulta Subsequente, com 3 páginas e 5 campos. Até o momento foram realizadas, 57 consultas. Em cada consulta é realizada a autoapresentação do profissional à criança ou adolescente e ao responsável que o acompanha; introdução sobre a importância da puericultura; anamnese completa; avaliação da caderneta da criança; avaliação física completa; identificação dos problemas levantados; planejamento e intervenção de enfermagem. Desde a chegada à ESF Santa Clara à saída da família da unidade, trabalha-se sobre a perspectiva do acolhimento, permitindo um encontro real entre os profissionais da unidade, no ato de receber e escutar as pessoas. Conclusão: As ações de promoção, prevenção e tratamento na saúde da criança e do adolescente por meio da puericultura tem possibilitado a identificação das doenças e agravos que possam colocar em risco à vida da criança.
Palavras-chave Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Processos de Enfermagem
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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