Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6027

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Gestão de processos e produtos
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Gabriel Lima Viana
Orientador CHARLES LUIS DA SILVA
Título Análise comparativa de blocos de concreto para vedação produzidos na cidade de Viçosa-MG: Intervenções para melhoria na qualidade
Resumo A construção civil, embora atualmente envolva processos de alta tecnologia ainda emprega materiais produzidos em sistemas onde prevalecem técnicas artesanais e o controle de qualidade é muito baixo ou inexistente. Tal situação favorece a existência de materiais de baixa qualidade e padronização, que dificultam a racionalização do processo construtivo.
Diante desse contexto, este trabalho procura investigar possibilidades de intervenções na produção de blocos de concreto de vedação em fábricas de pequeno porte da cidade de Viçosa-MG, com o objetivo de melhorar a qualidade do material, não estritamente relacionada às especificações das normas técnicas, mas também visando reduzir o desperdício de recursos e a geração de resíduos.
A pesquisa é exploratória e descritiva, em âmbito de Iniciação Científica e apresenta seus resultados finais.
As atividades se desenvolveram em três grandes etapas: 1) revisão bibliográfica sobre Análise do Ciclo de Vida (ACV), qualidade e métodos de controle de qualidade e dosagem de traço para pré-moldados de concreto. 2) revisão dos estudos de caso das fábricas e resultados dos ensaios realizados em pesquisa desenvolvida anteriormente 3) sistematização e análise dos dados.
Verifica-se que as fábricas possuem uma produção voltada a atender uma demanda sazonal e um número flutuante de funcionários. As condições logísticas e econômicas das fábricas impedem intervenções em escalas maiores, que envolvam a contratação de funcionários, especialmente com elevado nível de conhecimento técnico, ou intervenções na infraestrutura física ou maquinário. O grande desafio é encontrar métodos de controle de qualidade aplicáveis a tais condições e que não gerem custos adicionais excessivos e nem aumentem os impactos ambientais e a geração de resíduos. Destaca-se a importância de se adotar métodos de dosagem do concreto utilizado para a fabricação dos blocos como um meio de garantir a padronização do material e um uso racional da matéria prima.
Pretende-se que, a partir dos resultados obtidos, seja possível, em uma etapa posterior, elaborar a partir de uma pesquisa de caráter experimental uma metodologia de controle de qualidade adequada à escala das fábricas de Viçosa-MG, visando aumentar a eficiência da produção, a qualidade dos produtos e a redução dos resíduos e impactos ambientais.
Palavras-chave Análise do ciclo de Vida (ACV), Blocos de concreto, Controle de qualidade.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.