Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6019

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Automação, projetos de máquinas, equipamentos, processos e produtos
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa PIBITI/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Laís Pereira Muniz
Orientador ALEXANDRE SANTOS BRANDAO
Outros membros Lucas Mendes de Ávila, Rodrigo Augusto Gouvêa
Título Reconhecimento e rastreamento de objetos em tempo real utilizando o sensor Kinect da Microsoft
Resumo O presente projeto é incluído na linha de pesquisa em robótica e automação do Departamento de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Nos dias atuais, a interação entre humanos e máquinas se torna cada vez mais evidente e necessária para a sociedade. Afinal, as máquinas são de grande utilidade em inúmeras atividades realizadas no cotidiano, desde aquelas industriais como as de entretenimento. Então, o estudo e avanço da forma de controle dessas máquinas são de interesse de toda a comunidade, seja ela científica, industrial ou social. Assim, a Interação Homem-Máquina (IHM) ganha espaço cada vez maior no cenário mundial.
O sensor Kinect da Microsoft é uma ferramenta muito útil para criar uma IHM e para rastrear objetos. Afinal, seu preço é acessível e seu desempenho é satisfatório. Ele conta com uma câmera RGB (que fornece uma imagem colorida da cena à sua frente), uma câmera de infravermelho (que informa a profundidade dos objetos à sua frente), dois microfones (que captam e diferenciam a direção de vozes) e um motor (que inclina a sua parte superior).
Nesse sentido, o presente projeto visa implementar uma interface, utilizando computadores e sensores Kinect, capaz de reconhecer e monitorar objetos que se movam no campo de visão do respectivo sensor.
De acordo com a dinâmica de movimento dos objetos a serem monitorados, sinais de controle ("ordens") são enviados a robôs (robôs moveis Pionner ou drones Parrot) para se moverem de forma semelhante. Em outras palavras, o indivíduo executa um comando, que é reconhecido por um Kinect e transmitido a um robô. Na sequência, um segundo kinect observa o robô em movimento, realiza seu rastreamento, interpreta e transmite a um segundo robô.
No entanto, com a proposta desenvolvida e validada experimentalmente, é possível fazer o monitoramento e vigia em três dimensões, tanto de pessoas quanto de objetos, e ainda obter informações do meio em que o sistema é aplicado.
Por fim, a tecnologia desenvolvida é uma importante ferramenta para agilizar tarefas de inspeção e de controle tele-operado.
Palavras-chave Kinect, Interface, Rastreamento
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.