Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6005

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Josiane Aparecida Fortunato
Orientador NALBIA DE ARAUJO SANTOS
Título Desempenho acadêmico dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis: Características da coordenação e do coordenador acadêmico importam?
Resumo Em 2004, o governo brasileiro criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) com o objetivo de garantir a qualidade dos cursos de graduação. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foi criado pela legislação que regulamente o Sinaes e é um dos mecanismos utilizado para a avaliar a qualidade da educação superior, por meio da mensuração do desempenho dos estudantes de cada curso. A qualidade das atividades acadêmicas dos cursos de graduação pode interferir no desempenho de seus estudantes em testes de larga escala como o Enade. Compete aos coordenadores acadêmico dos cursos a gestão de suas principais atividades acadêmicas, como, por exemplo, a atualização de seus projetos político pedagógicos. Assim, este estudo tem como objetivo é analisar o efeito de características da Coordenação Acadêmica de Curso e de seus Coordenadores, como, por exemplo, o tempo de experiência, a formação acadêmica e o tempo de dedicação as atividades de coordenação, controlados pelos fatores individuais do estudante e das Instituições de Educação Superior (IES), sobre o desempenho acadêmico dos estudantes concluintes dos cursos de Ciências Contábeis, via resultados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2006, 2009 e 2012. A base teórica do trabalho é a função de produção educacional. As estimativas foram realizadas com base em regressões do Hierarchical Linear Models (HLM), usando o método máxima verossimilhança. A estimativa do modelo incondicional ou nulo sem variáveis explicativas apontou que existe variabilidade significativa no desempenho entre estudantes de uma mesma IES e entre estudantes provenientes de IES diferentes em todas edições do Enade. No geral, as estimativas do modelo completo com as variáveis propostas foram diferentes para cada ano. Em 2006, as variáveis significativas foram o coordenador ter mais de quatro anos de experiência na coordenação do curso, ter a titulação de mestrado ou doutorado, ser professor com dedicação integral e manter salas com boas condições para as aulas. No ano de 2009, foram significativas apenas as variáveis que indicam que os coordenadores possuem titulação de mestrado ou doutorado e que promovem atualizações constantes no projeto político pedagógicos dos cursos que coordenam. Ter mais de quatro anos de experiência na coordenação do curso foi a única variável significativa na Edição do Enade de 2012. Com base nesses resultados conclui-se que existe associação entre o desempenho dos estudantes, que participaram nas edições do Enade de 2006 e 2009, com o tempo de experiência do coordenador na coordenação e com o coordenador que tem titulação de mestrado ou doutorado.
Palavras-chave coordenador e coordenação, Enade, desempenho
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.