Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5994

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Franciane Silva Luiz
Orientador MARA RUBIA MACIEL CARDOSO
Outros membros BRUNO DAVID HENRIQUES, Cynara Christine Ferreira Dutra, Franciele Carolina Amâncio, LUANA VIEIRA TOLEDO, Luanna Sarandy Souza Araújo, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR, Silas Teixeira de Souza, Willians Guilherme dos Santos
Título Atividades educativas de saúde dentro do ambiente escolar: promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos em crianças e adolescentes no município de Viçosa (MG)
Resumo INTRODUÇÃO: As atividades educativas em saúde são relevantes por viabilizarem, por meio do conhecimento, reflexão e autocrítica, a corresponsabilização do indivíduo no seu próprio processo saúde-doença, levando-os à reflexão por escolhas de hábitos saudáveis que auxiliem na redução da morbimortalidade. Com efeito, membros da Liga Acadêmica de Enfermagem da Saúde da Criança e do Adolescente (LAESCENTE) da Universidade Federal de Viçosa desenvolvem atividades educativas com crianças e adolescentes em um centro educacional em Viçosa (MG). OBJETIVO: Relatar a experiência da realização de atividades educativas em saúde realizadas com crianças e adolescentes do município de Viçosa, por membros da LAESCENTE. DESCRIÇÃO: As atividades educativas, estruturadas, coordenadas e executadas por membros da liga, são realizadas quinzenalmente desde agosto de 2015 no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes. As ações são direcionadas aos estudantes do 5o ao 9º ano escolar e são estruturadas a partir da escolha do tema pela escola, de acordo com o ano e calendário escolar. Cada atividade educativa é realizada dentro do horário escolar com duração de 50 minutos, utilizando-se metodologias ativas, como dinâmicas e atividades lúdica. Até o mês de julho de 2016 foram trabalhados os temas: sexualidade, outubro rosa, relacionados à sexualidade, novembro azul, hábitos de vida saudáveis, hipertensão arterial, drogas e o sistema nervoso, doenças de veiculação hídrica e doenças infecciosas. RESULTADOS: Ocorreram 48 grupos educativos até julho de 2016. Considerando o conhecimento prévio dos participantes, houve troca de saberes, permitindo reafirmar verdades, desconstruir mitos e desmitificar conceitos. De forma geral, houve uma boa adesão às atividades realizadas, visto que todos interagiram com a proposta da Liga, fatos evidenciados por relatos dos próprios alunos e professores. Acredita-se que os grupos educativos vêm contribuindo para a prevenção de agravos e doenças e promoção à saúde, evidenciando a importância da realização de educação em saúde nesse público-alvo assim como a relevância das ligas acadêmicas que viabilizem esse trabalho, tornando-se, portanto, elementos facilitadores à prática educativo-pedagógica em saúde. CONCLUSÃO: Os grupos educativos permitem que os profissionais/acadêmicos de enfermagem exerçam ações de prevenção de doenças e agravos, assim como de promoção à saúde, suscitando um cuidado integral e estimulando o autocuidado por meio de reflexões críticas da realidade que podem levar a mudanças comportamentais. Nessa ótica, a LAESCENTE tem desempenhado um papel de extrema importância para a saúde dos indivíduos, famílias e comunidade ao realizar a educação em saúde que viabiliza o empoderamento do sujeito frente aos comportamentos que refletem diretamente no processo saúde-doença.
Palavras-chave Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Educação em Saúde
Forma de apresentação..... Painel
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