Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5978

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Mídia e comunicação
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Iêda da Penha Oliveira
Orientador IVONETE DA SILVA LOPES
Título TV pública e a representação social do rural
Resumo A televisão pública brasileira possui o intuito de representar mais equalitariamente a sociedade, o que implica em inserir as parcelas da população que são ignoradas pela mídia comercial ou apresentadas de forma estigmatizada na programação dessas emissoras. Grupos sociais como negros, indígenas, comunidades quilombolas, mulheres, idosos, portadores de deficiências, entre outros, sofrem um processo de exclusão na representação de bens simbólicos. Entendemos que os pequenos agricultores são também, parte dessa população excluída, já que na maioria das vezes os grandes agricultores são supervalorizados e os pequenos acabam deixados de lado, e, por isso, estes devem ser representados pela televisão pública.

Diante dessas circunstâncias, este trabalho se propôs a identificar como a representação do rural, formado por pequenos agricultores, acontece na televisão pública, analisando três emissoras a TV Brasil, Rede Minas e TV Viçosa. Durante o processo de análise, observou-se que a programação da TV Brasil e da Rede Minas são na maior parte do tempo semelhantes. Isso acontece porque existe uma parceria entre as duas televisões, a emissora mineira é afiliada da emissora nacional, e retransmite a programação da TV Brasil. Medida que contribui para diminuit os custos de produção da Rede Minas, que é uma emissora estadual e, portanto, com menos recursos que a emissora nacional.

Após o período acompanhamento de programação, entre 2015 e 2016, foi possível observar que a quantidade de programas voltados para o meio rural é pequena e a maior parte dos programas aborda temas referentes aos grandes produtores, preocupados com a produção, e não com os agricultores e a qualidade de vida destes. Na TV Viçosa, não existe nenhum programa que se relacione diretamente com o meio rural. Esses dados revelam uma situação contraditória. Em país em que a maior parte dos alimentos é produzida por agricultores familiares, em um estado que é majoritariamente rural, a representação desse grupo social seja tão insignificante. Ainda, há de se falar da TV Viçosa que está instalada dentro de uma universidade que tem base agrária, e que não exibe nenhum programa que se relacione de alguma forma com o meio rural.
Palavras-chave Televisão pública, Ruralidades, Representação social
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,63 segundos.