Resumo |
Introdução: A educação física adaptada é uma subárea de conhecimento da Educação Física que proporciona métodos de intervenções voltados às pessoas com deficiência. Dentre os diversos conteúdos que compõe essa área destaca-se o futsal que pode ser aplicado nas aulas de Educação Física devido a sua popularidade, sendo um instrumento facilitador do desenvolvimento global da criança. Objetivo: Relatar experiências obtidas através do processo de ensino e aprendizado do futsal em crianças com autismo. Descrição das principais ações: As ações aconteceram no primeiro semestre de 2016, com dois participantes do sexo masculino e faixa etária de 10 e 11 anos, diagnosticados com autismo. As aulas foram ministradas individualmente uma vez por semana, com duração de 50 minutos. Os fundamentos do futsal trabalhados foram: condução, recepção e finalização em forma de jogos, estafetas lúdicas e recreativas respeitando as características de cada participante. Em cada fundamento trabalhado houve variações de estímulos, partindo de atividades simples para mais complexas, desenvolvendo as habilidades manipulativas da criança, além de estímulos voltados para sua percepção do espaço, ambiente e tarefa e percepção do corpo. As sessões foram realizadas no Laboratório de Estimulação Psicomotora (LEP) localizado no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa/ MG e as observações foram registradas em relatório. O relatório é do tipo descritivo, com observação sistemática baseado em análise da tarefa verificando o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. Resultados alcançados até o momento: Por meio da análise de frequência dos comportamentos descritas nos relatórios para cada participante, percebeu-se que nos comportamentos motores e cognitivos houve assimilação dos fundamentos, com variações de estímulos e materiais apresentados, além de maior compreensão dos estímulos quando relacionados com atividades lúdicas, recreativas e em forma de jogo. Houve percepção afetiva pelo interesse e observação da expressão e participação de cada participante. As dificuldades motoras apresentadas estavam relacionadas com a fase de desenvolvimento de cada participante, além de pouca vivencia do Futsal. Conclusões: Durante a realização das atividades houve progressão na aprendizagem dos conteúdos despertando o interesse pela modalidade, melhora na compreensão sobre a forma de jogar, no afetivo possibilitou a percepção sobre o outro e na coordenação motora houve a percepção das facilidades e dificuldades quando em contato com a bola. |