Resumo |
O curso de Economia Doméstica (ECD) proporciona uma formação generalista e que possibilita ao profissional atuar em diversas áreas e setores do mercado de trabalho, com o objetivo de incrementar a qualidade de vida das famílias. No decorrer de 64 na UFV, este curso sofreu modificações devido à contextos sociais, políticos e econômicos, visto que, nos primórdios do curso o mesmo tinha como objetivo formar "donas de casa". Porém, com o passar dos anos, a formação e os campos de atuação tomaram outros rumos, a exemplo dos setores privado, público e terceiro setor. Neste contexto, este projeto teve por objetivo refletir o curso de Economia Doméstica, buscando-se compreender quais as implicações desta trajetória para a valorização ou não do curso e do profissional formado, bem como a correlação com as áreas de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, com características de estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados foram utilizados o estudo bibliográfico, a pesquisa documental e a história oral por meio de entrevistas realizadas com professores, estudantes, servidores técnicos administrativo, que contribuíram e participaram direta ou indiretamente com a história do curso de Economia Doméstica/UFV. A pesquisa está em fase de finalização, com a análise dos resultados, apresentando alguns resultados preliminares relevantes. Pode-se verificar que algumas mudanças na formação do profissional restringirem a área de atuação deste. Como exemplo pode ser citado o não oferecimento das disciplinas voltadas para extensão rural e ciências agrárias, como horticultura, floricultura dentre outras, o que fez com que o curso não fosse considerado uma ciência agrária mas sim social, que por sua vez confronta com algumas áreas técnicas deste, como a extensão rural. Além disso, no decorrer desta pesquisa também foi notado que não é possível registrar a trajetória da Economia Doméstica sem falar da trajetória da Universidade Federal de Viçosa, já que este é um curso pioneiro na mesma, bem como um marco histórico para inserção da mulher no contexto acadêmico que teve início com um evento denominado como 'Mês Feminino' que posteriormente originou-se um curso de graduação. Foi o primeiro curso das ciências humanas a possuir mestrado e doutorado nesta Universidade. E também o curso que originou novos cursos, a exemplo do curso de nutrição e letras. É importante ressaltar que a ECD passa por um processo de transição, no qual se pensa em reformulação ou mesmo extinção. Neste contexto, alguns movimentos estudantis e profissionais vem atuando como forma de resistência à extinção, apesar de admitirem a necessidade de reformulação do curso em virtude da existência de problemas na formação generalista do profissional. O presente estudo demonstra que há importância desta profissão, quando se conhece a trajetória e contribuição deste para a sociedade, bem como a necessidade de aprofundamento nas reflexões sobre o atual momento em que o curso vivencia. |