Resumo |
A água é essencial para a vida no planeta Terra, constituindo recurso natural de importância imensurável por se relacionar com aspectos sociais, econômicos, políticos, ambientais, científicos e geológicos. Com o desenvolvimento dos centros urbanos, expansão da agricultura, da população e de atividades diversas, a demanda de água tem aumentado. Em face à crise hídrica enfrentada atualmente ficou evidente a necessidade de mudança de atitudes, consciências e uso de técnicas para se utilizar a água de forma mais racional. Neste contexto, este projeto tem como objetivo contribuir com a construção e sistematização do conhecimento agroecológico com foco na captação e conservação de recursos hídricos em áreas rurais, sendo executado na comunidade do córrego São Joaquim, em Araponga-MG. Para tanto, foram realizadas ações de educação ambiental na Escola Família Agrícola Puris, que oferece o ensino médio com curso técnico em agropecuária no contexto da Educação do Campo. Oficinas prático/teóricas com foco na questão hídrica e conservação do solo têm sido realizadas, buscando o desenvolvimento de habilidades e competências que contribuam com a formação socioambiental dos estudantes que, por serem de origem rural, podem contribuir com a realidade de suas famílias, realizando o diálogo entre os conhecimentos popularmente construídos e as informações apreendidas com as ações do projeto. Além das oficinas, mutirões de “plantio de água” e saneamento rural tem sido realizadas, com a participação de agricultores familiares em momentos de compartilhamento de experiências e execuções de trabalhos em campo. De um desses mutirões foi produzida uma cartilha sobre construção de fossa evapotranspiradora. A equipe envolvida também está envolvida na preparação do curso “Plantio de Água”, a ser ministrado durante a 87ª Semana do Fazendeiro da UFV e de uma cartilha para ser utilizada no evento. O projeto tem como foco enfrentar a crise hídrica e propiciar acesso a informações sobre saneamento por meio de métodos alternativos e de baixo custo para zonas rurais contribuindo, dessa forma, para a autonomia dos sujeitos envolvidos e a melhoria da sua qualidade de vida e segurança hídrica. Por meio de diversas atividades de educação ambiental, pretende-se impulsionar atitudes e consciências ecológicas do ser com o meio em que está inserido, almejando diminuir além dos impactos ambientais atuais, futuras crises hídricas em decorrência do cenário de degradação que predomina do solo e do meio ambiente como um todo. |