Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5961

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Solos e água
Setor Departamento de Solos
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Thais de Carvalho Maia
Orientador RAPHAEL BRAGANCA ALVES FERNANDES
Outros membros IRENE MARIA CARDOSO, Matheus de Brito Correa, TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA
Título Aprendendo a plantar água: a Educação no Campo voltada a captação ativa de águas pluviais na bacia hidrográfica do São Joaquim
Resumo A água é essencial para a vida no planeta Terra, constituindo recurso natural de importância imensurável por se relacionar com aspectos sociais, econômicos, políticos, ambientais, científicos e geológicos. Com o desenvolvimento dos centros urbanos, expansão da agricultura, da população e de atividades diversas, a demanda de água tem aumentado. Em face à crise hídrica enfrentada atualmente ficou evidente a necessidade de mudança de atitudes, consciências e uso de técnicas para se utilizar a água de forma mais racional. Neste contexto, este projeto tem como objetivo contribuir com a construção e sistematização do conhecimento agroecológico com foco na captação e conservação de recursos hídricos em áreas rurais, sendo executado na comunidade do córrego São Joaquim, em Araponga-MG. Para tanto, foram realizadas ações de educação ambiental na Escola Família Agrícola Puris, que oferece o ensino médio com curso técnico em agropecuária no contexto da Educação do Campo. Oficinas prático/teóricas com foco na questão hídrica e conservação do solo têm sido realizadas, buscando o desenvolvimento de habilidades e competências que contribuam com a formação socioambiental dos estudantes que, por serem de origem rural, podem contribuir com a realidade de suas famílias, realizando o diálogo entre os conhecimentos popularmente construídos e as informações apreendidas com as ações do projeto. Além das oficinas, mutirões de “plantio de água” e saneamento rural tem sido realizadas, com a participação de agricultores familiares em momentos de compartilhamento de experiências e execuções de trabalhos em campo. De um desses mutirões foi produzida uma cartilha sobre construção de fossa evapotranspiradora. A equipe envolvida também está envolvida na preparação do curso “Plantio de Água”, a ser ministrado durante a 87ª Semana do Fazendeiro da UFV e de uma cartilha para ser utilizada no evento. O projeto tem como foco enfrentar a crise hídrica e propiciar acesso a informações sobre saneamento por meio de métodos alternativos e de baixo custo para zonas rurais contribuindo, dessa forma, para a autonomia dos sujeitos envolvidos e a melhoria da sua qualidade de vida e segurança hídrica. Por meio de diversas atividades de educação ambiental, pretende-se impulsionar atitudes e consciências ecológicas do ser com o meio em que está inserido, almejando diminuir além dos impactos ambientais atuais, futuras crises hídricas em decorrência do cenário de degradação que predomina do solo e do meio ambiente como um todo.
Palavras-chave plantio de água, educação ambiental, agroecologia
Forma de apresentação..... Oral
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