Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5954

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Josimar dos Santos Ladeira
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Título Materializando conhecimentos: uma nova forma de aprender Biologia
Resumo As principais queixas dos estudantes da educação básica em relação ao ensino de biologia é a carência em materiais didáticos, já que a biologia é uma disciplina complexa e, muitas vezes, abstrata. Várias estratégias didáticas podem ajudar a superar essas dificuldades, aguçando a curiosidade e contribuindo para o aprendizado, tais como, a utilização de filmes e/ou documentários, aulas práticas, jogos didáticos e construção de modelos e/ou maquetes. Assim, os objetivos do presente trabalho foram contribuir para a aprendizagem dos alunos do ensino básico e para a melhoria da prática pedagógica dos atuais e futuros professores de Biologia. Para isso foram desenvolvidos três jogos didáticos sobre os conteúdos de Ecologia: um “Jogo da Memória sobre Relações Ecológicas”; um “Jogo de cartas (Uno) sobre os Biomas” e um “Esquema de setas sobre Cadeia Alimentar”. Esse jogos foram utilizados, em sala de aula, com alunos da primeira série do Ensino Médio de três escolas públicas de Viçosa/ Minas Gerais. Ao total, 210 alunos tiveram contato com os jogos desenvolvidos. Para avaliar a contribuição do material desenvolvido na aprendizagem dos alunos foi aplicado um pré e um pós-teste sobre os assuntos abordados nas atividades. A análise desses testes permitiu confirmar a hipótese de que os jogos didáticos melhoram a compreensão dos conteúdos, pois houve um aumento médio de 10% de respostas certas nos pós-testes em relação ao pré-teste, em todas as turmas. Dos alunos avaliados, 95,2% e 100%, respectivamente, afirmaram que gostaram de trabalhar com os jogos didáticos e que gostariam que os professores, principalmente o de Ciências, utilizassem mais essa estratégia, em sala de aula, para complementar ou ajudar os alunos a compreenderem melhor os conteúdos. Ressalta-se que, em uma das escolas, o tema bioma ainda não tinha sido trabalho pela professora de biologia, no momento de aplicação do jogo. Apesar disso, os estudantes não tiveram muitas dificuldades para realizar a atividade, pois, já haviam visto esse assunto em outra disciplina. Isso evidencia que eles conseguiram utilizar os conceitos de maneira interdisciplinar e que os jogos podem funcionar como uma revisão de conteúdos. Os professores envolvidos no Projeto ficaram bastante satisfeitos com os resultados e relataram que os jogos utilizados ajudaram a suprir a falta de materiais didáticos existentes nas escolas, facilitando a interação professor-aluno. Adicionalmente, além de evidenciar que a utilização de jogos didáticos é viável nas áreas de ciências e biologia, as atividades do projeto foram importantes para aliar as expectativas do bolsista, de atuação em sala de aula e maior contato com professores e alunos do Ensino Médio, com seu conhecimento científico, consolidando cada vez mais sua formação acadêmica.
Palavras-chave jogos didáticos, ensino-aprendizagem, extensão
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.