Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5950

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e paisagismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria Luíza Rodrigues Natalino
Orientador TULIO MARCIO DE SALLES TIBURCIO
Título Incorporação de tecnologias digitais para qualificar o ambiente de aprendizagem Proinfância: Experiências em municípios de três mesorregiões de Minas Gerais
Resumo O governo federal utiliza atualmente de projetos padrão para a reprodução de equipamentos escolares públicos através do Proinfância, programa instituído em 2007, que presta assistência técnica e transfere recursos financeiros aos municípios para construção de creches e pré-escolas. Os projetos disponibilizados não tiram partido das tecnologias digitais disponíveis para a construção de ambientes de aprendizagem contemporâneos de qualidade, embora a legislação educacional brasileira incentive o uso de tecnologias educacionais e o desenvolvimento de propostas pedagógicas inovadoras. Observa-se que, atualmente, é incoerente propor ambientes de aprendizagem que não tirem partido da arquitetura híbrida para sua qualificação, uma vez que, como definido por Castells (2010), vivemos em uma sociedade em rede. Acredita-se que a inserção de tecnologias digitais nos equipamentos escolares deve ocorrer inclusive nos projetos voltados à educação infantil, etapa em que a criança necessita de diversos estímulos para seu desenvolvimento, conforme argumenta Amante e Faria (2012). Segundo Kenski (2007, p.38), as tecnologias digitais “Têm suas próprias lógicas, suas linguagens e maneiras particulares de comunicar-se com as capacidades perceptivas, emocionais, cognitivas, intuitivas e comunicativas das pessoas”. Amante e Faria (2012) destacam que as tecnologias digitais são as ferramentas culturais da nossa era e, por isso, não podemos abdicar de suas potencialidades nos jardins de infância. A futura pesquisa possui o objetivo de propor diretrizes para inserção de tecnologias digitais interativas para qualificar o ambiente de aprendizagem nas pré-escolas construídas pelo Programa Proinfância. Com este intuito, será desenvolvida uma pesquisa aplicada exploratória de natureza qualitativa, com foco em aspectos comportamentais. A metodologia da pesquisa divide-se em duas fases, após pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e levantamentos em três pré-escolas, a pesquisa seguirá o método investigação-ação, no qual se planeja, age, descreve e avalia ações para melhora de uma prática. Espera-se que através das experiências que serão realizadas no estudo de campo, de incorporação das tecnologias digitais nas pré-escolas que utilizaram o mesmo projeto padrão para sua construção, seja possível propor diretrizes que se apliquem nas diversas escolas do Programa. Contribuindo dessa maneira para a qualificação dos ambientes de aprendizagem Proinfância, os transformando em ambientes interativos e estimulantes.
Palavras-chave Projetos padrão Proinfância, Ambientes de aprendizagem, Tecnologias digitais.
Forma de apresentação..... Painel
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