Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5949

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biotecnologia
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBITI/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, CNPq
Primeiro autor Daniela de Souza Gomes
Orientador ANDREIA PATRICIA GOMES
Outros membros Gabriel Vita Silva Franco, RODRIGO SIQUEIRA BATISTA
Título Modelo de tomada de decisão em bioética clínica
Resumo Vários estudos são realizados sobre a ética visando “definir” qual seria o melhor caminho a se tomar em uma situação específica da vida. Porém, por ser um tema muito amplo, a ética acaba sendo ramificada em algumas subáreas de pesquisas, como a bioética que trata da aplicação de estudos biológicos e da saúde na vida humana e animal. Ela investiga questões em que não existe ainda um consenso moral, como, por exemplo, eutanásia, clonagem e fertilização in vitro.
A medicina é uma das áreas que mais se esbarra em questões bioéticas e isso acontece, principalmente, pelo fato de o instrumento de trabalho ser a vida de outras pessoas, o que deixa alguns profissionais inexperientes um pouco receosos e inseguros quanto ao seu próprio trabalho e sua capacidade.
Percebe-se, assim, a importância dos estudos em bioética para que seja possível formar profissionais melhores na área da saúde, norteando seus caminhos para que sejam capazes de refletir sobre a situação do paciente levando em conta, não somente aspectos biológicos, mas também, históricos, pessoais e sociais que muitas vezes não são triviais ou, por um descuido, são esquecidos e, por fim, depois de uma análise profunda, terem condições de tomar a melhor decisão possível para cada caso.
Atualmente, é cada vez mais comum a aplicação da interdisciplinaridade, afinal, ela agrega conhecimento e avanços para os dois lados. A computação é uma área muito abrangente e funciona muito bem aplicada em outras áreas.
Neste projeto, uniu-se os conhecimentos de computação e medicina para desenvolver um software voltado para à bioética, chamado BioORACLE.
Os objetivos deste trabalho foram especializar o software NiceSim, criado na Universidade Federal de Viçosa, aplicando a ele uma interface gráfica mais interativa com o usuário, seguindo os padrões de engenharia de software e a realização de testes para validar suas funcionalidades e requisitos.
A primeira base de dados montada para aplicação dos algoritmos foi baseada no tema de ventilação mecânica. Os resultados dos testes foram significativos e coerentes com a realidade e a interface se mostrou mais intuitiva, facilitando a utilização do software. Ele também se mostrou bem adaptável a novas condições e base de dados. Por fim, foi iniciado um processo de registro do mesmo, com o estudo e a preparação dos documentos necessários.
Palavras-chave bioética, respiração artificial, ventilação mecânica
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.