Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5946

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia humana
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor ALAÉRCIO FRANCISCO EMÍDIO JÚNIOR
Orientador SEVERINA SARAH LISBOA
Título Geografia e Arte: construindo vias de aprendizagem
Resumo As áreas do conhecimento têm trabalhado de modo individualista e isolado no contexto do mundo atual, devido à dissociação verificada entre as diversas ciências no decorrer de sua evolução e especialização por vezes excessiva. Desta maneira, muitas vezes o conhecimento é gerado e transmitido de maneira especializada e desconectado da amplitude da realidade como um todo, mais focado apenas em algum aspecto específico. Ao mesmo tempo ocorreu que se verifica a separação das diversas áreas da ciência, houve também um distanciamento entre a ciência e a arte. A promoção de uma reaproximação entre as diversas ciências entre si, e também entre as ciências e a arte, apresenta-se como uma necessidade, especialmente quando focalizada a realidade escolar. A aprendizagem que considera a interconexão dos saberes pode propiciar aos alunos o desenvolvimento do senso crítico e a aquisição de conhecimento amplo sobre a realidade que os cercam. O projeto "Geografia e Arte: construindo vias de aprendizagem" tem como um dos objetivo contribuir para a aproximação entre as áreas de Geografia e Arte, na busca de materiais e metodologias de ensino da Geografia pautados no uso de elementos artísticos. Sendo assim, busca-se enriquecer o ensino de Geografia com o auxílio das representações artísticas, especialmente as imagens ou as que são passíveis de serem transformadas em imagens, a fim de torna-lo mais dinâmico e agradável aos olhos dos alunos, buscando assim transmitir o conhecimento de forma atrativa e didática, acrescentando o aspecto visual para a abordagem de conteúdos específicos. Foram selecionadas principalmente imagens que apresentam grande associação com os conteúdos geográficos constituindo-se como apoio e instrumentação para o ensino de Geografia. Após a seleção das imagens (obras de pintura e fotografias), foram feitas análises do ponto de vista geográfico, a fim de explorar os possíveis temas retratados e expressos na obra. O projeto possibilitou a elaboração de um material que pode ser utilizado por professores no cotidiano escolar, durante sua aula, fazendo com que os alunos desenvolvam a capacidade de analisar o material disponível, desenvolvendo uma visão crítica do que lhes foi apresentado, além de estimular a apreciação de obras artísticas e amentar o contato dos estudantes com elementos de arte.
Palavras-chave Geografia, Arte, Ensino
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.