Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5945

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Genética e Melhoramento Vegetal
Setor Departamento de Fitotecnia
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Elis Marina de Freitas
Orientador CARLOS NICK GOMES
Outros membros Julia de Oliveira Lima, Taís Rachel Lopes Toretta
Título Estratégias de Seleção e Identificação de Acessos de Tomateiro Eficientes no Uso da Água Sob Déficit hídrico
Resumo Com o aumento da aridez mundial como consequência de um cenário de mudanças climáticas globais, a deficiência hídrica aparece como uma das principais limitações para a produção agrícola mundial. Em hortaliças essa restrição hídrica é um dos estresses ambientais responsáveis por maiores danos à produção. Isso porque nessas plantas cerca de 80 a 95% da massa fresca é composta de água. Este estresse interfere no crescimento e desenvolvimento das culturas, representando um impacto negativo sobre o progresso das plantas e provocando alterações no comportamento vegetal. Para o tomate, sabe-se que a restrição hídrica reduz a produtividade, aumenta a incidência de frutos com podridão apical, reduz a fotossíntese, a condutância estomática e a transpiração das plantas.
A introgressão de caracteres relacionados à tolerância ao déficit hídrico, por meio do melhoramento, tem se tornado o pilar de vários programas. Porém, poucos avanços foram obtidos nesse sentido, devido à diversidade dessa característica, que é controlada por muitos genes com diferentes efeitos e a ausência e inconsistência das metodologias de indução de déficit hídrico. Assim, a identificação de características morfológicas e a compreensão dos mecanismos fisiológicos das plantas submetidas ao déficit hídrico podem auxiliar na determinação de metodologias mais precisas na seleção de acessos de tomateiro tolerantes ao déficit hídrico.
Com isso, o objetivo do experimento foi definir estratégias de seleção para identificar acessos de Solanum lycopersicum L., eficientes no uso da água sob déficit hídrico, priorizando alta produtividade, com o intuito de otimizar a utilização de água, maximizando sua eficiência pela cultura e na qualidade dos frutos. O experimento foi conduzido na Horta de Pesquisa do Departamento de Fitotecnia, na UFV. Foram utilizados seis acessos de tomate pertencentes ao Banco de Germoplasma de Hortaliças da UFV. Os acessos foram cultivados na estação seca, de abril a setembro, sob delineamento experimental de blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas foram constituídas pelas lâminas de irrigação, equivalentes a 100, 50, 30 e 10% da lâmina ideal e as subparcelas pelos acessos de tomate. As unidades experimentais foram compostas por cinco plantas, sendo as três centrais úteis. Foram avaliadas características agronômicas, morfo-fisiológicas, qualidade de fruto e eficiência no uso da água. Os dados foram submetidos a análise de variância e regressão. Dessa forma, os acessos que mais se destacaram em relação à tolerância ao déficit hídrico, mostrando-se eficientes no uso da água sem afetar a produtividade foram os acessos B e F, sendo a produtividade do tomateiro maior com lâmina de água de 50% daquela recomendada para a cultura. Esses acessos também apresentaram bons resultados na maioria das características avaliadas.
Palavras-chave : déficit hídrico, eficiência do uso da água, Solanum lycopersicum
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.