Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5942

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Tuane de Souza Silva
Orientador MARIANA FERREIRA RUAS
Título Dificuldades Persistentes em Língua Espanhola em um Curso de Licenciatura
Resumo Desde a época situada entre o final dos anos 70 e início dos 80, a educação vem ganhando um novo olhar pedagógico, de forma que seus profissionais têm observado mais sua relação com a sociedade e têm refletido muito mais sobre como aplicá-la de uma maneira mais eficaz. Para isso, muitos profissionais têm refletido cada vez mais sobre a formação de professores, buscando desenvolver métodos que possibilitem formar um profissional mais completo e mais preparado. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva detectar as dificuldades linguísticas e discursivas mais frequentes dos alunos de espanhol de nível intermediário do curso de Letras, com habilitação em língua portuguesa e espanhola da Universidade Federal de Viçosa, na elaboração do gênero texto de opinião, e propor uma sequência didática, que os professores possam utilizar para auxiliar o desenvolvimento desses alunos, e assim contribuir para a formação de profissionais melhor preparados. Baseamo-nos em especial pela teoria do interacionismo sociodiscursivo de Bronckart, visando contribuir para uma preparação mais completa do profissional em formação. Além disso, objetiva-se apontar caminhos possíveis para reformulações de ementas em disciplinas do curso, favorecendo a reflexão sobre práticas pedagógicas que visem auxiliar os estudantes em sua formação para o uso da língua espanhola. Para tanto, foi planificado um modelo didático de ensino do gênero texto de opinião, que se mostra importante por estabelecer os parâmetros que serão utilizados na análise dos textos, evitando discrepâncias e subjetivismo de análise textual. A partir disso, foram feitas duas coletas de texto: uma proposta textual do gênero em questão e uma reescrita deste texto após a aplicação da sequência didática, que foi elaborada a partir das dificuldades mais recorrentes encontradas na análise do texto inicial. Os resultados apontaram uma grande importância da aplicação da sequência didática como ferramenta mediadora no processo de desenvolvimento dos alunos em questão, auxiliando nas dificuldades encontradas pelos alunos, bem como uma relevância na construção de modelos didáticos de referência.
Palavras-chave Língua Espanhola, Interacionismo sociodiscursivo, sequência didática
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.