Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5941

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor James Lucas Cunha Gilbert
Orientador GUSTAVO DE SOUZA VERISSIMO
Outros membros JOSE CARLOS LOPES RIBEIRO, JOSE LUIZ RANGEL PAES
Título Desenvolvimento de Ferramentas para Projeto e Cálculo de Vigas Alveolares de Aço
Resumo As vigas alveolares são fabricadas a partir de perfis de aço laminados I e H convencionais, para a obtenção de uma viga de mesma massa com maior altura. Para isso, a alma do perfil é cortada longitudinalmente, segundo um traçado sinuoso simétrico, e as metades obtidas são deslocadas uma em relação à outra e soldadas nos topos dos dentes formados pelo corte. Assim obtém-se uma viga com uma série de furos na alma, com o mesmo peso de aço do perfil original, porém com altura superior e com maior rigidez na direção da maior inércia. As vigas alveolares apresentam diversas vantagens estéticas, funcionais e estruturais, em relação aos perfis de alma cheia, e são apropriadas para vencer grandes vãos ou em situações em que a deformação condiciona o dimensionamento, figurando como uma interessante alternativa de projeto para estruturas de aço.

Embora já conhecida há algumas décadas nos países desenvolvidos, a solução com vigas alveolares foi estudada para linhas específicas de perfis na Europa e na América do Norte e os estudos disponíveis apresentam soluções ou simplificadas ou particularizadas para geometrias específicas.

Este projeto de pesquisa tecnológica visou o desenvolvimento de ferramentas para auxílio ao projeto e à fabricação de vigas alveolares de aço, a partir de estudos teóricos, numéricos e experimentais, aplicáveis a vários padrões geométricos.

Duas ferramentas computacionais foram desenvolvidas e validadas: uma para auxílio ao desenvolvimento do projeto de fabricação de vigas alveolares, capaz de gerar os desenhos de fabricação com todos os detalhes geométricos necessários à verificação estrutural da viga; outra para verificação da segurança em relação aos estados limites últimos e de serviço aplicáveis, utilizando-se modelos analíticos e semi-empíricos desenvolvidos ou aprimorados pelos pesquisadores dos grupos de pesquisa em estruturas da UFV e da UFMG.

As ferramentas desenvolvidas possibilitaram melhorias e ajustes nos modelos teóricos disponíveis e apresentam grande potencial de utilização pelo meio técnico brasileiro, proporcionando maior agilidade e precisão nos processos de concepção estrutural e dimensionamento de vigas alveolares, ampliando as possibilidades de soluções estruturais no segmento da construção industrializada.
Palavras-chave vigas alveolares, estruturas de aço, ferramenta computacional
Forma de apresentação..... Oral, Painel
Gerado em 0,66 segundos.