Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5939

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Profissionalização e trabalho
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Samara Karmel Castro da Conceição
Orientador RITA DE CASSIA PEREIRA FARIAS
Outros membros Fernanda Chiozzini Martins Suarez
Título A Mulher Docente: A Inter-relação entre a Vida Doméstica e a Construção da Carreira Profissional
Resumo O presente estudo pretendeu, a partir da perspectiva de gênero, analisar a trajetória da construção da carreira profissional e vida doméstica das mulheres atuantes como docentes e pesquisadoras no Centro de Ciências Exatas (CCE) da Universidade Federal de Viçosa. Mais especificamente, observar uma possível reprodução social por sexo nas relações acadêmicas de todos os docentes do CCE, baseado nas orientações, e investigar a construção da interface entre carreira profissional e vida privada das mulheres docentes desta área, no que tange os ajustes que elas por ventura fizeram para conduzirem estas duas esferas paralelamente. O enfoque nos cursos de ciências exatas se justifica pelo fato dos departamentos que compõem o CCE receberem cada vez mais mulheres em seu corpo docente e discente, segundo dados disponíveis no registro escolar da UFV, apesar de ser tido socialmente como um espaço “masculino”. No que se refere a relação sexo e carreira científica, primeiro objetivo, foi investigada a reprodução social com base no sexo das orientações que os professores (as) receberam, e nas orientações que eles realizam enquanto docentes. Estes dados foram coletados através de uma análise quantitativa do currículo lattes de cada profissional. Após a coleta, os dados foram analisados pelo programa SPSS (Statistical Package for the Social Science) apontando que mais professores do sexo masculino receberam orientações de professores do mesmo sexo durante sua vida acadêmica, assim como em relação as mulheres docentes. Entretanto, as análises demonstraram que o mesmo não se confirma partindo das orientações realizadas pelos atuais docentes, uma vez que se observou maior flexibilidade quanto a reprodução social do sexo. Um dado interessante foi que apesar do crescente número de alunas na iniciação científica, por exemplo, no doutorado este fato não se repete, ou seja, atualmente a continuidade na vida acadêmica é uma barreira maior para a mulher do que sua inserção propriamente. Questão que leva ao segundo objetivo: os ajustes na trajetória de vida das professoras, ao quais foram analisados qualitativamente. Aplicou-se entrevistas semi-estruturadas com oito professoras selecionadas por sorteio e observou-se que a mulher docente constrói uma carreira cheia de pausas devido a maternidade, além de expressarem um sentimento de pesar em relação ao processo de construção familiar. As entrevistas foram analisadas através da técnica de análise do conteúdo e com o auxílio do programa ALCESTE (Analyse Lexicale par Contexte d´un Ensamble de Segments de Texte), capaz de categorizar as palavras proferidas mais frequentemente apontando as problemáticas mais abordadas pelas docentes participantes das entrevistas. Concluiu-se então que a vida da mulher acadêmica é atingida pelos papéis sociais de mãe e/ou esposa, questão que para o homem não existe, propiciando-o continua e intensa atuação na construção da vida profissional.
Palavras-chave Gênero, Mulher, Trabalho
Forma de apresentação..... Painel
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