Resumo |
O “LudC-Art: Resgatando a Cultura Lúdica na Infância” é um projeto de extensão vinculado ao curso de Licenciatura em Educação Infantil da UFV e tem como principal objetivo promover atividades lúdicas, prioritariamente, com crianças de 2 a 12 anos de idade, a fim de resgatar a cultura lúdica nas diferentes infâncias, realizando experiências lúdicas com crianças e famílias em diferentes espaços da comunidade de Viçosa-MG e cidades circunvizinhas. O referido projeto é desenvolvido, principalmente, por meio de de eventos itinerantes em espaços formais e informais de educação. O bolsista organiza a equipe de trabalho, realiza um levantamento sobre os espaços públicos de lazer e cultura existentes na micro-região de Viçosa, buscando estabelecer as parcerias. As atividades são realizadas por meio de oficinas de artes plásticas (pintura com diferentes materiais, desenhos, modelagem, recorte, colagem); brincadeiras musicais; atividades com jogos (encaixes, tabuleiros, alvo, corrida, perseguição, esconder, adivinhação e jogos verbais); oficinas de produção de brinquedos/jogos com sucatas; atividades com acessórios para dramatização (cozinha, cabeleireiro, médico e diferentes fantasias e máscaras) e oficinas com “jogos tradicionais" propostos pelo próprio público atendido. Durante as atividades as crianças têm total liberdade para escolher com o que irão brincar. Atualmente atendemos ao Laboratório de Desenvolvimento Infantil (UFV), Escola Municipal Doutor Juarez de Souza Carmo em Paraguai distrito de Cajuri/MG, subprojeto Pibid Educação Infantil (parceria nos eventos que o Pibid realiza), CRAS de São Miguel do Anta/MG, Brinquedoteca “Quilombo do Brincar”, no bairro Buieié, e, Viçosa/MG, participação no evento “2ª Estação Lúdica do curso de Educação Infantil”, participação no evento “O brincar que encanta o lugar: comemorando a semana mundial do brincar”, dentre outras demandas advindas da comunidade de Viçosa e cidades circunvizinhas. O projeto permite ampliar a formação dos estudantes através de observações e trocas com os profissionais envolvidos, além de possibilitar maior estreitamento das relações universidade-comunidade por meio de práticas e ações extensionistas que valorizam a produção e socialização do conhecimento, fortalecendo o elo entre o saber e o fazer. Através das ações interventivas, também é possível acontecer a integração acadêmica e articulação das atividades de cultura e arte universitária com as de ensino e de pesquisa, que é realizada por meio de eventos que possibilitam a divulgação e submissão de trabalhos realizados pelo projeto. A iniciativa de se concretizar esse trabalho foi inspirada no fato de que a brincadeira se caracteriza como um produto cultural, advindo do contexto e das particularidades de cada grupo considerando, portanto, que cada comunidade local tem seus valores, crenças e costumes próprios e os resultados obtidos tem reafirmado a importância das vivências lúdicas para a formação do ser humano. |