Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5935

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thaís dos Santos Pinheiro
Orientador CRISTIANE CHAVES DE SOUZA
Outros membros David Geraldo Santos de Oliveira, Monielly Belmock Hemerly, Raphaela Amanda Louise de Oliveira, Victória Regina Ribeiro Lopes
Título O uso de metodologias ativas para o ensino do manuseio das taxonomias de enfermagem
Resumo Introdução: A enfermagem passa por mudanças em que as práticas empíricas são substituídas por ações baseadas em evidências, tendo por referencial metodológico de cuidado o Processo de Enfermagem (PE) constituído de cinco etapas: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação. Afim de padronizar a linguagem de enfermagem, existem taxonomias para nomear o que o enfermeiro identifica, trata e avalia nos pacientes, como a North American Diagnosis Nursing Association - NANDA-I (de diagnósticos de enfermagem), a Nursing Outcomes Classification-NOC (de resultados de enfermagem), e a Nursing Intervations Classification -NIC (de intervenções de enfermagem). O uso dos sistemas de classificação dão visibilidade ao saber da enfermagem. Na Universidade Federal de Viçosa, o ensino do PE e do manuseio das taxonomias é tido no 5° período. Durante as aulas, são realizadas simulações de casos clínicos que permitem uma maior aproximação da prática clínica.Justificativa: O uso da simulação no ensino aumenta e promove o desenvolvimento de aprendizagens significativas nos formandos. No entanto, desconhecem-se estudos que avaliem o efeito do uso da simulação no ensino do manuseio das taxonomias de enfermagem. Objetivo: relatar a experiência do uso da simulação para o ensino do manuseio das taxonomias de enfermagem. Público alvo: Docentes e discentes de enfermagem.Método: Trata-se de relato de experiência vivenciado nos meses de março a junho de 2016. O cenário simulado foi de consulta de enfermagem à mulher com diagnóstico médico de alterações fibrocísticas das mamas. Os papéis de enfermeira e paciente foram protagonizados por alunos de enfermagem. O objetivo do cenário era que os demais alunos da turma identificassem as etapas do PE e o uso das taxonomias NANDA-I,NOC e NIC. Resultados:O caso clínico foi elaborado baseado no diagnóstico de enfermagem prioritário “Dor aguda”, problema frequente em pacientes com alterações fibrocísticas da mama.A taxonomia NANDA-I foi utilizada durante a etapa de coleta de dados na identificação dos diagnósticos de enfermagem. Em seguida, para planejar o cuidado juntamente com a paciente, foi demonstrado o uso das taxonomias NOC e NIC. A simulação durou cerca de 25 minutos, e após a apresentação constatou-se que o conteúdo foi apreendido pelos demais estudantes, uma vez que não foram geradas dúvidas, além de terem apresentado maior interesse nessa forma de apresentação, quando comparado à exposições teóricas. Conclusão: A utilização de simulação para o ensino do PE e manuseio das taxonomias NANDA-I, NOC e NIC facilitou o aprendizado, tornando-o mais clínico e palpável. Notou-se melhoria na capacidade de elaboração de diagnósticos, estabelecimento de metas de enfermagem, e na elaboração de planos de intervenção, além de maior agilidade no manuseio das taxonomias NANDA-I, NOC e NIC. A experiência vivenciada aponta que a simulação é uma poderosa estratégia de ensino desta temática.
Palavras-chave Enfermagem, Ensino, Simulação de paciente.
Forma de apresentação..... Painel
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