Resumo |
Dentre todas as dificuldades enfrentadas pela educação no Brasil, destaca-se atualmente, um crescente desinteresse por parte dos alunos pela participação nas atividades escolares. Certamente, trata-se de um contexto cada vez mais complexo composto por uma série de pressões externas e dos atrativos que circundam o ambiente escolar,como por exemplo, as novas tecnologias, a falta de lazer/recreação, dentre outros. Neste contexto, a Escola passa a ser vista como um local sem atrativos, onde os estudantes são obrigados a ir.No ensino dos diversos conteúdos de Geografia, a falta de interesse tem sido constante, seja ela associada às dificuldades de associação dos conteúdos com o dia a dia do estudante, seja pela dificuldades infraestruturais e conjunturais.Tendo em vista a necessidade de um novo modelo educacional, que proporcione uma aprendizagem mais ativa, reflexiva e abrangente, e que contemple a multiplicidade de histórias e realidades, o presente trabalho pretende, através da ludicidade do jogo de xadrez: tornar os conteúdos de geografia mais atrativos ao educando, especialmente, no que tange à esfera geopolítica; criar uma didática de construção de conceitos geográficos na escola, promovendo a participação do estudante em seu processo de ensino-aprendizagem; bem como, fortalecer a relação do indivíduo com a escola, com as pessoas e o meio, sendo esta, uma das potencialidades do lúdico. Para tanto foi elaborado uma metodologia que despertasse interesse e fosse atrativa aos educandos, incentivando a participação do grupo nas atividades propostas. Nesse sentido, abarcamos métodos proximais nos quais podem ser citados: apresentação e desmitificação do jogo de xadrez (historicamente considerado o “jogo da nobreza”) trazendo-o para a vivência cotidiana dos discentes; a elaboração das peças e do tabuleiro, para uma identificação com o jogo; vídeos/filmes/mídias que apresentem seu funcionamento; aulas empíricas e teóricas relacionando conceitos geográficos aos movimentos e peças que compõem o xadrez; além de novas abordagens que possam vir a surgir durante a execução a fim de melhorar a relação do ensino-aprendizagem. O projeto em questão faz parte das atividades do PIBID Geografia, programa financiado pela Capes, e encontra-se em fase de desenvolvimento na Escola Estadual José Lourenço de Freitas, localizada em São José do Triunfo, distrito do município de Viçosa – MG, com os estudantes da Fase II do Ensino Fundamental e Ensino Médio, durante o período de Junho a Dezembro de 2016 |