Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5929

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Isadora Lomeu Nunes Hermann Garcia
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros Humberto Paiva Fonseca
Título O Lúdico na Geografia: Olhares geográficos sobre o Jogo de Xadrez e suas potencialidades didático-pedagógicas
Resumo Dentre todas as dificuldades enfrentadas pela educação no Brasil, destaca-se atualmente, um crescente desinteresse por parte dos alunos pela participação nas atividades escolares. Certamente, trata-se de um contexto cada vez mais complexo composto por uma série de pressões externas e dos atrativos que circundam o ambiente escolar,como por exemplo, as novas tecnologias, a falta de lazer/recreação, dentre outros. Neste contexto, a Escola passa a ser vista como um local sem atrativos, onde os estudantes são obrigados a ir.No ensino dos diversos conteúdos de Geografia, a falta de interesse tem sido constante, seja ela associada às dificuldades de associação dos conteúdos com o dia a dia do estudante, seja pela dificuldades infraestruturais e conjunturais.Tendo em vista a necessidade de um novo modelo educacional, que proporcione uma aprendizagem mais ativa, reflexiva e abrangente, e que contemple a multiplicidade de histórias e realidades, o presente trabalho pretende, através da ludicidade do jogo de xadrez: tornar os conteúdos de geografia mais atrativos ao educando, especialmente, no que tange à esfera geopolítica; criar uma didática de construção de conceitos geográficos na escola, promovendo a participação do estudante em seu processo de ensino-aprendizagem; bem como, fortalecer a relação do indivíduo com a escola, com as pessoas e o meio, sendo esta, uma das potencialidades do lúdico. Para tanto foi elaborado uma metodologia que despertasse interesse e fosse atrativa aos educandos, incentivando a participação do grupo nas atividades propostas. Nesse sentido, abarcamos métodos proximais nos quais podem ser citados: apresentação e desmitificação do jogo de xadrez (historicamente considerado o “jogo da nobreza”) trazendo-o para a vivência cotidiana dos discentes; a elaboração das peças e do tabuleiro, para uma identificação com o jogo; vídeos/filmes/mídias que apresentem seu funcionamento; aulas empíricas e teóricas relacionando conceitos geográficos aos movimentos e peças que compõem o xadrez; além de novas abordagens que possam vir a surgir durante a execução a fim de melhorar a relação do ensino-aprendizagem. O projeto em questão faz parte das atividades do PIBID Geografia, programa financiado pela Capes, e encontra-se em fase de desenvolvimento na Escola Estadual José Lourenço de Freitas, localizada em São José do Triunfo, distrito do município de Viçosa – MG, com os estudantes da Fase II do Ensino Fundamental e Ensino Médio, durante o período de Junho a Dezembro de 2016
Palavras-chave Lúdico, Ensino de geografia, Jogo de xadrez.
Forma de apresentação..... Painel
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