Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5922

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e paisagismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Aline Calçado Gomes Pereira
Orientador ITALO ITAMAR CAIXEIRO STEPHAN
Título Relações entre o urbano e o rural nas pequenas cidades da microrregião de Viçosa, MG
Resumo A pesquisa é referente ao estudo sobre a microrregião de Viçosa, que abrange 20 municípios pequenos localizados na sub-região da Zona da Mata mineira, tendo a cidade de Viçosa como pólo.
As características desses municípios são semelhantes às da maioria das pequenas cidades da região Sudeste do Brasil, e estas possuem pouca expressividade se comparado com o somatório da população. Porém, ressalta-se que o seu número representa a maioria das cidades brasileira.
Através desse conhecimento, o desenvolvimento da pesquisa encontrou seus fundamentos amparados nas autoras Endlich (2009) e Wanderley (2001), em suas pesquisas sobre pequenos municípios, nos estados do Paraná e de Pernambuco, respectivamente, as quais afirmam que a questão central a ser tratada consiste em estudar e compreender a importância e o significado destas pequenas aglomerações. É necessário avançar no conhecimento da realidade das pequenas cidades, tendo em vista o seu grande número, o papel que exercem na hierarquia urbana e como são as relações entre o espaço urbano e rural. Partiu-se do princípio que há uma diversidade enorme de realidades. Para obter as informações necessárias a formar um completo documento sobre cada município, dividiu-se a pesquisa em partes. Primeiramente o recolhimento de informações como população, crescimento urbano, condições de emprego, saúde e educação. Posteriormente foram investigadas informações sobre legislação municipal relativa à política urbana. A última etapa consistiria em realizar visitas à cada uma das cidades como forma de verificar a veracidade das informações colhidas através da rede mundial de computadores e a seguir fotografá-las, mapeá-las e analisá-las.
A pesquisa foi referente ao período de Agosto/2013 a Maio/2014, devido à necessidade de antecipação da conclusão da bolsa, esta teve duração de nove meses ao invés de doze, o que ocasionou na impossibilidade da realização da última etapa da pesquisa, as visitas técnicas. Por fim, foi elaborado um relatório parcial da pesquisa.
Palavras-chave Cidades, Urbano e Rural, Microrregião de Viçosa
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,59 segundos.