Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5920

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriel Pereira Penna Andrade
Orientador JOANA D'ARC GERMANO HOLLERBACH
Outros membros PEDRO HENRIQUE DE SOUZA, CLARA FERREIRA HERINGER, Giulia Toledo Ferraz, Thales Diego Guimarães de Souza, THALLES GRACIANO SILVA LEOCÁDIO
Título O Cursinho Popular Pré-COLUNI e a democratização do acesso ao CAp-COLUNI/UFV
Resumo O projeto Cursinho Popular Pré-COLUNI é resultado da mobilização de estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa que perceberam a pouca presença de estudantes vindos de escolas públicas e de baixa renda familiar no Colégio. Esta percepção fez surgir em 2013 a ideia de um cursinho onde os próprios estudantes do COLUNI lecionassem para aqueles estudantes de escola pública que almejam o ingresso no colégio e não possuem recursos financeiros para custear um cursinho pago. Esses, selecionados por sorteio entre aqueles que demonstraram interessem em participar, tem acesso a quinze aulas semanais ministradas em três dias, além de simulados e listas de exercícios com temas cobrados no processo seletivo. O CAp – COLUNI possui uma composição do corpo discente que vai na contramão da composição da população brasileira, com a maioria de seus alunos sendo brancos (70% dos matriculados em 2015 contra 47,7% da população em 2010) e vindos de famílias em que pelo menos um dos pais possuíam ensino superior completo (42,66% dos pais e 60% das mães de alunos matriculados em 2015 contra 9,9% dos homens e 12,5% das mulheres com mais de 25 anos que possuíam ensino superior completo em 2010), além de uma quantidade considerável de alunos que estudaram em escola particulares durante o ensino fundamental (44% dos matriculados em 2015 contra 15,7% de estudantes de Ensino Fundamental matriculados na rede privada em 2014) e/ou que fizeram cursinhos preparatórios (62,67% dos matriculados em 2015). Os dados referentes aos matriculados não diferem muito dos dados referentes àqueles que se inscreveram no exame de seleção, demonstrando que a assimetria é não só em quem passa no exame, mas sim em quem se considera apto a prestá-lo. Nesse sentido, o Cursinho trabalha em duas frentes, capacitando os alunos a partir de aulas e aproximando-os de alunos do COLUNI e do ambiente da UFV, com o intuito de incentiva-los a prestar o exame. Além da possibilidade de transformação da realidade dos futuros educandos, o projeto pensa nas transformações que ocorrerão dentro do próprio Colégio de Aplicação. Estudantes de Escolas Públicas ocuparão um espaço público pouco frequentado pela população da cidade, o que incitará um processo de resignificação do espaço. É também um objetivo deste projeto criar um espaço para que os estudantes do CAp-COLUNI, futuros educadores/organizadores do Cursinho, vivenciem uma experimenta de docência. O cursinho vivenciou um grande aumento em relação ao ano de sua fundação, sendo que, em 2016, 159 alunos se inscreveram para a seleção, o que comprova seu sucesso enquanto projeto de extensão. O corpo docente, que inicialmente contava com apenas seis educadores, hoje conta com vinte e dois, composto inteiramente por alunos do COLUNI e da graduação e, atualmente, seis ex-alunos do Cursinho se encontram matriculados no Colégio de Aplicação, sendo que três cursam o primeiro ano e três cursam o segundo ano.
Palavras-chave Ensino Médio, Cursinho Popular, CAp-COLUNI/UFV
Forma de apresentação..... Oral
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