Resumo |
O projeto Cursinho Popular Pré-COLUNI é resultado da mobilização de estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa que perceberam a pouca presença de estudantes vindos de escolas públicas e de baixa renda familiar no Colégio. Esta percepção fez surgir em 2013 a ideia de um cursinho onde os próprios estudantes do COLUNI lecionassem para aqueles estudantes de escola pública que almejam o ingresso no colégio e não possuem recursos financeiros para custear um cursinho pago. Esses, selecionados por sorteio entre aqueles que demonstraram interessem em participar, tem acesso a quinze aulas semanais ministradas em três dias, além de simulados e listas de exercícios com temas cobrados no processo seletivo. O CAp – COLUNI possui uma composição do corpo discente que vai na contramão da composição da população brasileira, com a maioria de seus alunos sendo brancos (70% dos matriculados em 2015 contra 47,7% da população em 2010) e vindos de famílias em que pelo menos um dos pais possuíam ensino superior completo (42,66% dos pais e 60% das mães de alunos matriculados em 2015 contra 9,9% dos homens e 12,5% das mulheres com mais de 25 anos que possuíam ensino superior completo em 2010), além de uma quantidade considerável de alunos que estudaram em escola particulares durante o ensino fundamental (44% dos matriculados em 2015 contra 15,7% de estudantes de Ensino Fundamental matriculados na rede privada em 2014) e/ou que fizeram cursinhos preparatórios (62,67% dos matriculados em 2015). Os dados referentes aos matriculados não diferem muito dos dados referentes àqueles que se inscreveram no exame de seleção, demonstrando que a assimetria é não só em quem passa no exame, mas sim em quem se considera apto a prestá-lo. Nesse sentido, o Cursinho trabalha em duas frentes, capacitando os alunos a partir de aulas e aproximando-os de alunos do COLUNI e do ambiente da UFV, com o intuito de incentiva-los a prestar o exame. Além da possibilidade de transformação da realidade dos futuros educandos, o projeto pensa nas transformações que ocorrerão dentro do próprio Colégio de Aplicação. Estudantes de Escolas Públicas ocuparão um espaço público pouco frequentado pela população da cidade, o que incitará um processo de resignificação do espaço. É também um objetivo deste projeto criar um espaço para que os estudantes do CAp-COLUNI, futuros educadores/organizadores do Cursinho, vivenciem uma experimenta de docência. O cursinho vivenciou um grande aumento em relação ao ano de sua fundação, sendo que, em 2016, 159 alunos se inscreveram para a seleção, o que comprova seu sucesso enquanto projeto de extensão. O corpo docente, que inicialmente contava com apenas seis educadores, hoje conta com vinte e dois, composto inteiramente por alunos do COLUNI e da graduação e, atualmente, seis ex-alunos do Cursinho se encontram matriculados no Colégio de Aplicação, sendo que três cursam o primeiro ano e três cursam o segundo ano. |