Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5919

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Departamento de Letras
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Marcia Aparecida Lelis Vidigal
Orientador MONICA SANTOS DE SOUZA MELO
Título O discurso religioso na mídia: estratégias argumentativas nas pregações do Padre Léo
Resumo O presente trabalho faz parte de um projeto de pesquisa que teve seu início em março de 2016, financiado pela FAPEMIG. Nesse, objetiva-se analisar as estratégias argumentativas utilizadas pelo Padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira no processo de evangelização. Essas estratégias serão analisadas a partir das teorias de Patrick Charaudeau (2008). Suas pregações fizeram parte de vários encontros da Canção Nova, foram transmitidas pelo canal de TV e, atualmente, estão disponibilizadas nos blogs do Padre e no Youtube. O catolicismo vem sofrendo um abalo na sua situação de hegemonia e,para contornar esse momento de crise, a midiatização do discurso religioso tem sido uma das formas que as igrejas têm utilizado para tentar ampliar seu espaço de atuação. Este trabalho pode trazer uma contribuição para os estudos discursivos no sentido de compreender a forma pela qual as práticas religiosas afetam os fiéis através do uso da mídia. Então, selecionou-se a pregação "Quero ser curado", fez-se a transcrição, a partir da qual selecionou-se um trecho de 8 minutos e 10 segundos para esta análise. Neste trecho a principal temática é a atuação do demônio sobre os sentimentos de culpa e do remorso. O Padre Léo apresenta como solução a conversão e mudança da forma de ver as coisas: “ver com os olhos de Deus”. Entre a asserção inicial e a de chegada, o Padre utilizará várias estratégias para validar sua proposição. Como Padre, ele é uma autoridade religiosa e o contrato de comunicação é daquele que fala em nome de Deus, sendo os fiéis aqueles que devem crer. Mesmo assim o processo argumentativo pode ser verificado no trecho analisado. Primeiramente, observam-se os procedimentos de definição desses sentimentos como sendo ação do demônio. O Padre faz algumas comparações e citações do Padre Jonas Abib, da Bíblia, de seus próprios livros e inclusive do conhecimento de senso comum. Ele faz várias retomadas, introduzindo-as com interjeições, perguntas e conjunções explicativas; ainda marca os tempos fortes com a forma de falar, como: com gritos, tom de voz mais alto, ou bem baixo e às vezes frases sincopadas. Como se trata de uma pesquisa em andamento, as conclusões ainda não estão bem definidas, mas não impedem que algumas hipóteses sejam levantadas. Uma das hipóteses é de que o Padre apresenta o demônio como autor de todo o mal e que para o fiel ter a cura deve entregar-se a Deus. As estratégias utilizadas tentam condicionar os fiéis ao desejo de estarem bem, sem culpa ao lado de Deus. A utilização de histórias, principalmente, as da cultura popular, também é uma estratégia para aproximar os fiéis à realidade religiosa. Outra hipótese é de que tanto a transmissão televisiva quanto o uso dos blogs é um fator de propagação da fé cristã, pois têm atingido um número maior de fiéis. Esta pregação até a data de 11 de março de 2016, teve 326.056 visualizações no youtube, o que, pode-se dizer, justifica a utilização desse recurso.
Palavras-chave Mídia, Argumentação, Discurso Religioso
Forma de apresentação..... Painel
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